segunda-feira, 31 de julho de 2023

Comemoração dos 174 Anos De Acaraú se encerram nessa segunda, 31/07

Uma multidão de Acaraú e de cidades do Baixo Vale do Acaraú e de regiões vizinhas lotaram a Praça do Centenário na noite deste último domingo, 30/07, em comemoração aos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú. Felipe Amorim e Murilo Huff foram as grandes atrações da última noite de festividades na Praça do Centenário.

Encerrando a Programação, nessa segunda-feira, 31/07, data que se comemora a Emancipação Política de Acaraú, a partir das 19:00hs será realizada Santa Missa, às 20:00hs Reinauguração da Praça da Matriz, e Ordem de Serviço da Pavimentação do entorno da praça, corte do bolo, show pirotécnico e show católico com Naldo José e Forró In Deus.

Trio investigado por estupro de vulnerável é preso pelas Polícias Civil e Militar em Itarema


Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resultou, nessa quarta-feira (26), no cumprimento de três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão em desfavor de alvos investigados por crime de estupro de vulnerável ocorridos contra vítimas, com idades entre três e 16 anos. Os crimes e as prisões ocorreram em Itarema – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

As investigações policiais apontam que os suspeitos, que possuem idades entre 35 e 63 anos, que são tio, irmão e avô das vítimas, se aproveitavam da proximidade com elas para cometer o crime. Levantamentos policiais indicam que uma das vítimas engravidou de um dos agressores quando tinha 16 anos.

Durante a ofensiva, seis mandados de busca foram cumpridos nos municípios de Itarema e Amontada. Na ocasião, um aparelho celular foi apreendido e irá subsidiar novas investigações. 

Operação

As investigações são coordenadas pela Delegacia Municipal de Itarema e contou com o apoio da Delegacia Regional de Acaraú; do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte); e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE. Após as capturas, os homens foram colocados à disposição da Justiça. Essa é a segunda fase da ofensiva policial na região. Com essa ação, sobe para nove o número de alvos presos por crime de estupro de vulnerável em Itarema.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Dupla com quatro armas e maconha é capturada pelo CPRAIO em Amontada


Um revólver calibre .357, uma pistola .40, duas pistolas .9mm, sete munições e 181g de maconha foram apreendidos durante uma ação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na noite dessa quinta-feira, 27/07, em Amontada. Dois suspeitos foram capturados na ocorrência.

Durante patrulhamento, os militares receberam denúncias acerca de indivíduos armados na localidade de Cipoal, diante disso compareceram ao lugar informado e iniciaram as buscas. No decorrer das diligências dois indivíduos em atitudes suspeitas, e com as mesmas características informadas, foram avistados e submetidos à busca pessoal.

Na abordagem, com um adolescente e com o adulto identificado como Carlos Antônio dos Santos, 42, foram apreendidas as armas e a droga. Em face do flagrante, ambos foram capturados e conduzidos à Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi instaurado ato infracional e inquérito, respectivamente, em desfavor deles.

Assessoria de Comunicação da PMCE

domingo, 30 de julho de 2023

Atrações nacionais se apresentam neste domingo em comemoração aos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú

 

A programação festiva em homenagem aos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú na Praça do Centenário se encerra neste domingo, 30/07, com shows musicais. Nas atrações desta noite, estão Kel Meneses, DJ Markinhos, Lukas Filho, e as atrações nacionais Felipe Amorim e Murilo Huff (foto).

A noite deste sábado, 29/07, foi marcada pelo desfile para a escolha da Miss e do Mister Acaraú. Karen Silveira, candidata da sede, foi escolhida como Miss Acaraú 2023 e Orlando klisman, foi eleito Mister Acaraú 2023.

sábado, 29 de julho de 2023

Empresa teve 12 ônibus incendiados em Cruz


Uma empresa de fretamento de ônibus e Micro-Ônibus teve sua garagem invadida e 10 (dez) ônibus e 02 (dois) Micro-Ônibus incendiados. O caso ocorreu na Cidade Cruz, na madrugada deste sábado 29/07. o corpo de bombeiros foi acionado e conseguiram debelar as chamas já na manhã deste sábado.

De acordo com informações, elementos pularam o muro pelos fundos. Objetos usados no crime foram como tochas e embalagens com diesel foram encontrados no local. O prejuízo é avaliado em mais de 2 (dois) milhões de reais. A policia civil investiga o caso.

Junina Candieiro é Campeão do Festival de Quadrilha Regional de Acaraú


Foi realizada na noite desta última sexta-feira, 28/07, na Praça do Centenário, a terceira noite festiva em comemoração aos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú. Além de Shows musicais, houve apresentação de quadrilhas no Festival de Quadrilhas Regional de Acaraú, apenas com quadrilhas federalizadas.

A grande campeã foi a Quadrilha Junino Candieiro de Acaraú, em 2º lugar a Quadrilha Amor Junino de Meruoca, e em 3º lugar a Quadrilha Coração da Terra, de Acaraú. Ao todo, 5 (cinco) quadrilhas se apresentaram no festival.

Neste sábado, 29/07, a programação segue com a apresentação do Grupo No Angels, Desfile da Miss e do Mister Acaraú, e shows com Luiz Marcelo e Gabriel, Neném Kat, João Neto Cantor e DJ Markinhos.

Em Acaraú, homem é preso em flagrante por receptação


A Polícia Civil do Ceará, através da equipe de policiais civis da Delegacia Regional de Acaraú, sob a coordenação do delegado regional, realizou nesta sexta, 28/07, por volta das 11:00h, a prisão em flagrante de um homem identificado pelas iniciais D.M.S, enquanto estava trabalhando no mercado municipal, no Centro de Acaraú.

A prisão do ocorreu em virtude do mesmo está na posse de 3 (três) relógios que foram objeto do crime de furto nesta última quinta-feira.  Os 3 (três) relógios avaliados em pouco mais de R$ 6.000,00 reais foram furtados dentro da casa da vítima que reside no centro da cidade.

Após o registro do boletim de ocorrência, os inspetores iniciaram trabalho de inteligência e diligências de campo que terminaram por confirmar que o flagranteado estava na posse dos objetos subtraídos e tentava vender por um preço muito abaixo do praticado no mercado lícito.

Ao ser abordado pelos inspetores da Delegacia Regional de Acaraú o indivíduo informou que havia comprado os 3 (três) relógios por R$ 50,00 reais, de um desconhecido e tinha o objetivo de vendê-los.

Essa foi a 73ª prisão realizada pela equipe da Delegacia Regional de Acaraú no ano de 2023. Após os procedimentos na Delegacia, o preso foi encaminhado para o sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.

Com informações da Polícia Civil de Acaraú

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Festival de Quadrilha Regional será realizado hoje em Acaraú


O Governo de Acaraú, realizou na noite desta última quinta-feira, 27/07, o Festival de Quadrilhas Municipal. O evento contou ainda com show musical com as atrações locais Alexandre Pawlera, DJ Markinhos, e Rosinha Andrade.

A quadrilha Luar do Sertão foi a grande campeã do Festival de Quadrilha Municipal.

Já nesta sexta, 28/07, será realizada o Festival de Quadrilha Regional. A noite será animada com shows de Laninha Show, Forró Real, Guetta Cruz e DJ Markinhos.

Os eventos fazem parte da programação festiva dos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú.

Defesa e Aeronáutica estudam criar unidade do ITA no Ceará. Duquinha fez requerimento pedindo uma unidade no Ceará


O Ministério da Defesa e a Aeronáutica estudam converter uma base aérea de Fortaleza (CE), que está parada desde 2013, em uma nova unidade do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Atualmente, existe apenas uma unidade do instituto, que fica localizada em São José dos Campos (SP).

De acordo com o governo, dos 734 aprovados para estudar na instituição nos últimos 5 anos, 263 prestaram o vestibular na capital do Ceará. A taxa de 36% dos inscritos aprovados no Estado no período contribuiu para o avanço da proposta.

A avaliação é de que o novo campus reduzirá a necessidade de aprovados no Nordeste terem de ir para o Sudeste.

Em 2014, o então deputado estadual Manoel Duca, o Duquinha, apresentou requerimento solicitando à Direção do ITA para a realização de estudos visando a instalação de um campus da instituição nas dependências da Base Aérea de Fortaleza, que estavam sendo desativadas.

“Uma vez que a perda da Base é irreversível, nada melhor do que aproveitar a área com um centro de estudos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para o qual o Ceará é o maior fornecedor brasileiro de alunos. O campus atenderia as regiões Norte e Nordeste”, disse Duquinha na época.

Duquinha havia afirmado ainda que era preciso a mobilização do povo e das autoridades cearenses nesse sentido e que, além do ITA, também é preciso sensibilizar todas as autoridades da Educação e Aeronáutica.

"Manuel Duca enviou dois ofícios, um ao Ministro da Aeronáutica, outro ao Ministro da Defesa, solicitando as instalações da antiga Base Aérea para receber um capítulo do ITA em Fortaleza, quando não se falava no assunto. Hoje todo mundo canta de galo em cima do nicho que Duquinha descobriu e que agora,13 anos depois, colou.", publicou o jornalista Macário Batista.

Juliana Duarte recebe prefeita de Acaraú e já é cogitada uma aliança em Itarema


Nos bastidores da política do município de Itarema, já havia boatos de uma tentativa de aproximação do Grupo Monteiro, que administra o município, com o empresário João Virgília, que foi candidato a vice-prefeito do município em 2020 na chapa liderada pelo também empresário Alexandre Coelho, e com a esposa de João Virgília, Juliana Duarte, que em 2022 foi candidata a deputada estadual sendo a segunda mais bem votada do município com 3.888 votos. Juliana ficou na suplência após receber no geral 4.920 votos.

Nesta quinta-feira, 27/07, Juliana recebeu a prefeita de Acaraú, Ana Flávia, esposa do deputado Robério Monteiro, liderança do grupo que administra Itarema. A visita foi para entregar o convite dos 174 Anos de Emancipação Política de Acaraú. Além disso, a visita pode ter confirmado o interesse do Grupo Monteiro em ter ao seu lado João Virgília e Juliana Duarte, já de olho nas eleições de 2024. De acordo com informações, um cargo de vice nas próximas eleições teria sido oferecido ao casal. O possível candidato a prefeito é Robério Filho, filho de Ana Flávia.

Em resposta a um apoiador sobre a visita, Juliana disse que "não estava fazendo política, que recebeu uma gentileza e retribuiu". Agora só o tempo vai dizer se essa gentileza vai terminar em uma união entre o grupo que administra Itarema e de dois dos principais nomes da oposição no município. Vale lembrar que o bom desempenho de Juliana nas eleições de 2022 a credencia para ser o nome da oposição na disputa pela prefeitura de Itarema em 2024.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Córrego das Varas vai festejar a 15ª Festa de São Raimundo Nonato


De 04 à 12 de Agosto, a Capela de São Raimundo Nonato, da Comunidade de Córrego das Varas, em Acaraú, realizará a 15ª FESTA DE SÃO RAIMUNDO NONATO, com o tema: Chamados a Servir.

Por ter encontrado dificuldades para vir à luz, São Raimundo Nonato é invocado como patrono e protetor das parturientes, das parteiras e dos obstetras (seu nome significa “não nascido” porque foi extraído vivo das entranhas da mãe já morta).

Show Gospel abre a Programação Festiva dos 174 Anos de Acaraú


Foi com uma noite de louvor, adoração e muitas bençãos, que o Governo de Acaraú iniciou a programação festiva alusiva aos 174 anos de Emancipação Política do Município de Acaraú.

Nesta quarta-feira, 26/07, a programação gospel contou com apresentações de cantores locais, pregação da palavra e show com a cantora Mídian Lima.

Nesta quinta-feira, 27/07, tem o Festival de Quadrilhas Municipal, e show musical com as atrações locais Alexandre Pawlera, DJ Markinhos, e Rosinha Andrade.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Banhistas e pescadores avistam baleia-jubarte no mar de Jericoacoara


Moradores, pescadores e banhistas avistaram uma baleia-jubarte, por volta das 7h desta quarta-feira, 26/7, perto da faixa de praia no município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste do Ceará. A população temia o encalhe do animal, que foi visto pela última vez no início da tarde se afastando da praia.

De acordo com os relatos da manhã, a baleia foi avistada perto da Duna do Pôr do Sol, conhecido ponto turístico em Jericoacoara.

Banhistas avisaram que ela estaria nadando com dificuldade contra a maré, acompanhando a corrente logo em seguida na direção da Praia do Preá, que fica situada a leste da Vila de Jericoacoara.

Por volta das 14h, a equipe de resgate da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), chegou à região para monitorar a situação.

“A última atualização é que, por volta de 13h, a baleia que estava sendo avistada aparentemente encontrou outro indivíduo e foram mar adentro. Seguiremos com monitoramento e conversas com as pessoas e kitesurfistas para nos informarem caso vejam algo", informou a equipe.

O litoral do Ceará está na rota de migração destes animais, que costumam estar presentes na costa brasileira entre os meses de julho e novembro. Elas não costumam representar um risco para banhistas ou embarcações, desde que eles não se aproximem dos animais.

G1

CPRaio da PMCE prende homem e apreende arma, drogas e munições em Acaraú


O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou nessa terça-feira, 25/07, a apreensão de uma arma de fogo, munições e drogas.

Na localidade de Vila Moura, no município de Acaraú, os raianos receberam informações sobre indivíduos suspeitos de tráfico de drogas na região. Durante as buscas, um revólver calibre 38, cinco munições do mesmo calibre, três celulares, uma balança de precisão, 73 gramas de crack, 221,48 gramas de cocaína e 40 gramas de maconha foram encontrados.

O material encontrado foi encaminhado para a Delegacia Regional de Acaraú, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde um procedimento foi registrado. Diligências seguem no intuito de identificar e capturar suspeitos.

Movimento indígena realiza assembleia no Ceará com representantes de 16 etnias


Mais de 500 representantes das 16 etnias de todo Ceará, realizaram a XXVII Assembleia Estadual dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Gameleira, do Povo Tapuya Kariri, em São Benedito. Com o tema ‘Democracia é Vida, Respeito e Demarcação’, o evento que aconteceu entre os dias 17 e 21 de julho, é considerado o principal espaço de deliberação do movimento indígena no Ceará.

Nas mesas temáticas foram discutidos temas relacionados à conjuntura política e organização do movimento, terra e território, juventude indígena, desafios para a reconstrução da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, educação escolar indígena, segurança alimentar e nutricional dos Povos e as políticas públicas para assistir as necessidades dos indígenas cearenses.

Durante o evento, o movimento celebrou a conquista histórica do 1ª Concurso para Professores Indígenas do Ceará. O feito foi assinado pelo governador Elmano de Freitas, durante a programação da penúltima noite da assembleia. O edital prevê selecionar 200 professores indígenas para atuação nas 39 escolas indígenas do estado, contemplando 14 etnias: Anacé; Gavião; Jenipapo-Kanindé; Kalabaça; Kanindé; Kariri; Pitaguary; Potyguara; Tabajara; Tapeba; Tapuya Kariri; Tubiba Tapuya; Tupinambá e Tremembé.

Completa reconhecendo o significado da participação da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME): “ressalto ainda a importância da nossa APOINME, que foi uma das organizações regionais que sempre buscou o diálogo e a coletividade entre os povos. Parabéns a nossa FEPOINCE e as outras entidades organizadores da assembleia. Uma assembleia marcante para a história dos nossos povos”.

Portal Brasil de Fato

Governador Elmano promete terminar Rodoviária de Itarema

 

Foi na última quarta-feira, 19/07, em Granja, quando esteve na cidade para inauguração do Terminal Rodoviário, que o governador Elmano de Freitas (PT), prometeu terminar a obra do Terminal Rodoviário de Itarema (foto), que está abandonada.

O prefeito Elizeu Monteiro divulgou um vídeo em suas redes sociais em que o governador ao lado dele, do deputado Robério Monteiro e do deputado Romeu Aldiguere, promete terminar a obra.

Em agosto de 2020 foi feita a assinatura da Ordem de Serviço, e teve a obra iniciada más abandonada. O investimento do Governo do Estado seria de R$ 1.916.606,32 (um milhão, novecentos e dezesseis mil, seiscentos e seis reais e trinta e dois centavos), mas pode sair bem mais cara.

 

Homem morre em quarto de Motel na cidade de Bela Cruz


Nesta última terça-feira, 25/07, um homem foi a óbito no quarto de um motel na cidade de Bela Cruz. O homem estava acompanhado de uma mulher que acionou a recepção, que por sua vez acionou o socorro médico. O homem passou mal durante o ato sexual.

Quando a equipe médica do Hospital Municipal de Bela Cruz chegou, a vítima já estava sem vida. O corpo foi então encaminhado para o núcleo da Perícia Forense em Itapipoca. Um laudo será emitido pela Pefoce com a causa.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Ministério Público investiga denúncia de irregularidades em processos licitatórios na SOP para obras em Acaraú, Amontada, Bela Cruz e Marco


O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, investiga a denúncia de irregularidades em contratos de licitação na Superintendência de Obras Públicas (SOP), vinculada à Secretaria das Cidades do Governo do Estado. O órgão ministerial apura a ligação entre o servidor Antônio Caio de Abreu Timbó, que ocupa a diretoria de Fiscalização de Obras e Gestão Regional, com a empresa TM Timbó Construções Eireli, que venceu licitação para construção de quatro Centros de Educação Infantil (CEI) no Estado.

O Portal O Otimista entrou em contato com o MPCE para pedir detalhes sobre o assunto. Em resposta, o Ministério Público informou que “as partes foram oficiadas para apresentarem manifestação acerca da denúncia e estão dentro do prazo para enviar as respostas”. A reportagem também entrou em contato com a assessoria de imprensa da SOP, que prometeu mandar os esclarecimentos posteriormente. Estamos no aguardo.

A situação, segundo o promotor de Justiça, Aulo Silvio Braz Peixoto da Silva, “fere os princípios da administração pública”. “A participação das empresas do parente em procedimentos licitatórios, justamente nos órgãos em que o servidor ocupa cargo de chefia é, no mínimo, muito suspeito. A bem da verdade, é de uma enorme gravidade”, diz o promotor em trecho do documento que O Otimista teve acesso.

A denúncia, em apuração pelo MPCE, foi realizada por meio da Ouvidoria do órgão. Ela narra que, desde que Caio Timbó assumiu o cargo de Superintendente Adjunto de Edificações da SOP, ainda em 2022, a empresa TM Timbó Construções Eireli passou a vencer os contratos.

Ao todo são quatro licitações em que a empresa saiu ganhadora para a construção dos equipamentos em quatro cidades cearenses. Um dos acordos foi firmado no fim do ano passado, enquanto os outros três foram oficializados em 2023, entre os meses de março e abril. Os valores dos quatro contratos superam a barreira de R$ 1,7 milhão, cada, totalizando cerca de R$ 7 milhões.

Os dados foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). Confira o detalhamento:

• (DOE 13/12/2022): Empresa TM Timbó Construções Eireli, vencedora da licitação para construção do Centro de Educação Infantil em Amontada, com o valor global de R$ 1.749.731,08.
• (DOU 07/03/2023): Empresa TM Timbó Construções Eireli, vencedora da licitação para construção do Centro de Educação Infantil em Bela Cruz, com o valor global de R$ 1.748.203,64.
• (DOU 22/03/2023): Empresa TM Timbó Construções Eireli, vencedora da licitação para construção do Centro de Educação Infantil em Acaraú, com o valor global de R$ R$ 1.751.290,69.
• (DOU 12/04/2023): Empresa TM Timbó Construções Eireli, vencedora da licitação para construção do Centro de Educação Infantil em Marco, com o valor global de R$ 1.788.046,22.

“A situação exposta fere os princípios da administração pública do art. 37 (da Constituição Federal) e a lisura das contratações públicas. Vale ressaltar que o Tribunal de Contas da União (TCU) proíbe a contratação de empresas cujos donos tenham grau de parentesco com o servidor da entidade”, ressaltou o representante do Ministério Público.

O artigo constitucional citado pelo promotor diz que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios “obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

O documento do MPCE também menciona o entendimento do TCU, no Acórdão nº 1941/2013, concluindo que “a contratação pela administração de empresas pertencentes a parentes de gestor público envolvido no processo caracteriza, diante do manifesto conflito de interesses, violação aos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade”.

“Estamos diante de sérios indícios de irregularidades que devem ser apurados para que não se permita favorecimento e direcionamentos de procedimentos licitatórios”, ressaltou o promotor Aulo Silvio Braz Peixoto da Silva no documento.

Portal O Otimista

Divulgado locais e horários das provas para Processo Seletivo dos ACS e ACE de Acaraú


O Governo de Acaraú realizou a divulgação dos locais de Provas do Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

As provas serão realizadas no próximo sábado, 29/07, na Escola Deputado José Filomeno, no Bairro Paulo VI, e na Sede da Faculdade Uniasselvi.

Os candidatos devem conferir atentamente seus nomes na lista bem como os locais e salas de realização da prova. O horário de abertura dos portões será às 7:30 e o início das provas às 8:15 hs.

O município divulgou ainda em seu site a lista completa com nomes dos candidatos e os seus de prova. 

Imagem Ilustrativa

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Moradores, empresários e turistas fazem protesto em Jericoacoara


Circulação de veículos motorizados na praia, lixo jogado nas ruas, som alto, retirada de animais marinhos do ecossistema como souvenir e a construção de estabelecimentos de grande porte e com impactos ambientais consideráveis.

Estes são apenas uma amostra dos problemas que vêm tirando o sono do grupo Unidos por Jeri, formado por moradores e empresários do lugar que foi escolhido neste ano como o 10º melhor destino turístico do Brasil, à frente de medalhões como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú (SC) e Salvador (BA).

“O que queremos na Vila de Jeri é organização e transparência. Todo empreendimento que venha para ajudar a vila, que seja feito de maneira correta e que não atinja e danifique nossa natureza será bem-vindo”, destaca Ana Joyce Alves, de 28 anos.

A jovem faz parte da diretoria do conselho comunitário da região que organizou na tarde de sábado, 22, uma caminhada em Jericoacoara para reivindicar da prefeitura e do governo do Estado ações mais enérgicas. O grupo fez apresentações artísticas e portava faixas e cartazes para chamar a atenção de quem estava na praia, cheia por causa da alta estação.

“Não temos partidos políticos, não somos contra nenhuma empresa e nem somos um movimento para intervir nas construções e deixar pessoas sem empregos”, explica. “Estamos perdendo cada vez mais nossas belezas. O vento para o esporte já é bem pouco e a duna do pôr do sol já se foi. O que mais vamos perder?”.

Lindbergh Martins (PSD), prefeito de Jijoca de Jericoacoara, estava presente no local e disse que na segunda-feira, 24, seria feita uma reunião com secretários, empresários e moradores sobre a lista de reivindicações apresentada na ocasião.

“Há uma série de problemas que precisam da colaboração de todos, como por exemplo, a questão dos resíduos sólidos, principalmente os entulhos de construção civil produzidos pelos estabelecimentos comerciais, que é um problema maior do que o lixo doméstico, já que demanda que o próprio gerador providencie o recolhimento e isso não tem acontecido da forma que tem que ser”, enumera.

“Sobre os empreendimentos de grande porte que estão se instalando na região, todos têm as devidas licenças ambientais estaduais, emitidas com base em avaliações rigorosas. Não é do nosso interesse ter o desenvolvimento na região que não venha acompanhado da preservação ambiental”, ressalta.
O gestor lembrou que algumas demandas elencadas pela população precisam ainda de uma longa discussão, dada a dificuldade de se encontrar um denominador comum.

“É o caso do chamado ‘trânsito zero’, por exemplo. Como vamos restringir o trânsito de veículos? Só de carros licenciados para o transporte de turistas, são 3 mil . E os moradores que possuem veículos, como ficam? É preciso mais diálogo, e nos colocamos à disposição”, afirma.

O Povo

VÍDEO: Hidrogênio verde gera corrida por eólicas no mar e preocupa pescadores no Ceará


Se alguém percorresse o litoral cearense inteiro beirando o mar, avistaria parques eólicos sobre campos de dunas em quase todas as praias da costa. Agora imagine olhar para o oceano e ver também uma coleção de milhares de torres eólicas nas águas, ligadas ao continente através de cabos de transmissão de energia, subestações e outras infraestruturas industriais de grande porte.

Esta pode ser a paisagem que os banhistas verão se forem construídos os parques eólicos offshore – complexos de produção de energia obtida a partir do vento instalados no mar – que estão sendo planejados para o Estado. Essa é uma modalidade de geração de energia que ainda não existe no Brasil, mas já há uma corrida de interessados cadastrando pedidos para a instalação desse tipo de empreendimento em toda a costa brasileira.

Em novembro de 2020, o Ibama lançou um Termo de Referência que orienta o que os empreendedores devem apresentar nos estudos de impacto ambiental para avaliar a viabilidade dos projetos. Até então, menos de 10 projetos desse tipo haviam sido cadastrados no órgão. Após o lançamento do termo, houve um salto.

Há hoje 74 projetos pré-cadastrados na plataforma do Ibama para todo o país, de acordo com o último mapeamento divulgado pelo órgão, em março deste ano. A maior parte está no Ceará e no Rio Grande do Sul (22 pedidos para cada estado). Nenhum deles ainda está licenciado, e a maioria está apenas em fase de pré-cadastro, não tendo nem apresentado os estudos de impacto ambiental ainda.

Mas só a movimentação por parte dos empreendedores, aliado a um grande empenho do governo do Ceará em garantir esses investimentos para o estado, já vem causando preocupação às populações da zona costeira, principalmente às comunidades de pescadores artesanais.

O boom de interesse por essas eólicas – mais do que gerar eletricidade para o consumo em terra – tem a ver com a expectativa de que essa energia renovável possa alimentar a produção do chamado hidrogênio verde (ou H2V), que vem sendo exaltado como “combustível do futuro”. 

A ideia é produzir em larga escala uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis, voltada principalmente para exportação, em meio aos esforços globais para reduzir a emissão de gases que provocam o aquecimento global.

A implementação dos parques offshore, porém, está envolta em incertezas. Faltam referências e pesquisas sobre impactos de eólicas no mar no hemisfério sul – pelo simples fato de que ainda não existe nenhum empreendimento desses por aqui. Por um lado, isso dificulta a própria análise dos impactos dos empreendimentos; por outro, gera angústia nas comunidades da região.

Calejadas com a rápida expansão de parques eólicos nos últimos anos – em um processo de ocupação de território que foi muitas vezes cercado de violações de direitos –, as populações locais temem que a chegada das offshore repita e amplie os conflitos, atingindo em cheio a pesca artesanal.

Nos últimos dois meses a Agência Pública visitou comunidades na costa do Ceará que podem ser afetadas pelos empreendimentos. Alguns já vêm se organizando para tentar ter voz nesse processo e minimizar os impactos da transição energética. Mas o que mais encontramos foram pessoas aflitas diante do desconhecido.

É esse o caso dos pescadores de Barra das Moitas, praia do município de Amontada, a cerca de 200 km de Fortaleza. A comunidade é um dos locais onde foram feitos os primeiros protocolos de consulta prévia do Ceará, elaborados com a coordenação do Instituto Ecomaretório.

A principal preocupação dos pescadores artesanais se refere a eventuais limitações ao trânsito de embarcações nas proximidades de onde serão instaladas as torres. Pelos projetos já apresentados, elas podem ficar muito próximas à praia e sobrepostas aos locais onde hoje é feita a pesca ou no caminho que os pescadores fazem para chegar até os pontos de pesca.

Em audiência pública realizada em maio na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para discutir os projetos de parques de energia eólica offshore, uma das críticas foi de descaso com os questionamentos levantados pelas populações atingidas em relação aos impactos socioambientais em seus territórios. Outras pessoas também reclamaram da falta de diálogo do governo do estado com as comunidades.

Veja reportagem completa AQUI!

Com informações da Agência Pública

Colisão deixa motociclista morto na CE-085, em Cruz


Um acidente fatal envolvendo um motociclista e uma caminhoneta Hilux SW4 ocorreu na CE-085, próximo ao trevo do Aranaú. Segundo informações, o motociclista residente na Localidade de Cedro, avançou a preferencial e bateu de frente com a caminhoneta que vinha de Fortaleza, em direção a Jijoca de Jericoacoara.

O motorista da Hilux não teve tempo de desviar e o veículo desceu o acostamento, após a colisão. O motociclista não resistiu e morreu no local. O Acidente aconteceu na noite deste domingo, 23/07, entre o Açude da Prata e a Cidade de Cruz.

O Motorista da Hilux SW4 permaneceu no local, até a chegada da Polícia, para prestar esclarecimentos e, em seguida a Perícia Forense de Itapipoca foi acionada, para recolher o corpo da vítima.

Com informações do Portal Jijoca Jeri Online

sábado, 22 de julho de 2023

PL expulsa Yuri do Paredão, mas não lhe toma o mandato. Deputado já foi preso e foi alvo de Mandados de Busca e Apreensão


O deputado Yuri Paredão (PL) está sendo expulso do partido, mas não perderá o mandato. O deputado federal Júnior Mano (PL) mediou o entendimento com o presidente nacional da sigla, Waldemar Costa Neto. Yuri Paredão foi expulso porque fez um “L” em visita ao canal da Transposição do Rio São Francisco.

Na última quarta-feira, 19/07, Yuri teve encontro com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que reafirmou que o deputado seria expulso do partido por não comungar com os ideais da legenda.

Na eleição de 2022 Yuri do Paredão teve o apoio do Vice-Prefeito de Acaraú, Mano da Melancia, recebendo 1.332 votos no município. No estado foram 90.425 votos.

Yuri chegou a ser detido na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), localizada no município de Juazeiro do Norte. Em 2018, o parlamentar foi preso após ser visto em vídeo nas redes sociais em que aparece disparando uma arma de fogo em direção próxima ao caseiro da fazenda da qual é dono.

O empresário aparece atirando contra o chão, próximo aos pés de um dos seus funcionário, em uma propriedade na zona rural do município. Na internet, o caso levantou debate sobre o porte de armas de fogo no Brasil. Após o caso, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) constatou que Yury não possui registro de arma de fogo, e pediu a prisão dele.

O deputado esteve em dezembro de 2022 entre os alvos de operações da Polícia Federal (PF), que investiga supostos crimes envolvendo a administração pública na prefeitura de Ouricuri (PE). As supostas irregularidades envolvem contratos firmados pela gestão do município pernambucano com empresas com sede em Pernambuco e no Ceará. A PF divulgou na época que 35 mandados de busca e apreensão - sendo um deles contra Yury - e três mandados de prisões preventivas foram cumpridos.

Com informações do O Povo

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Policial Civil que matou colegas em Camocim é internado na UPA de Sobral


Nesta última quinta-feira, 20/07, o inspetor da Polícia Civil Antônio Alves Dourado, preso na Unidade Prisional de Sobral, acusado da morte de 4 policiais, foi encaminhado à UPA de Sobral devido ao agravamento de seu quadro clínico.

O policial é acometido de uma doença mental grave, psicose esquizoafetiva, conforme diagnóstico do renomado perito psiquiatra Dr. Guido Arturo Palomba, uma das maiores referências da psiquiatria forense do Brasil.

A defesa do policial, patrocinada pelo advogado Dr. Oseas Rodrigues, tem levantado preocupações sobre sua saúde mental e solicitado sua transferência para um hospital psiquiátrico, mas os pedidos já foram indeferidos em três ocasiões.

Na última segunda, 17/07, Dourado participou novamente de uma audiência de custódia depois que teve um surto e atacou um interno.

Familiares e advogado afirmam que o Estado está sendo omisso diante da situação e exigem que ele seja submetido a uma perícia, receba tratamento médico adequado e seja transferido para hospital psiquiátrico.

Até o fechamento da matéria, o policial civil ainda encontrava-se internado na UPA.

Hospital Regional Norte realiza primeira captação de coração da história da unidade


O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) realizou, na última quarta-feira, 19/07, uma captação múltipla de órgãos e a primeira de coração da história da unidade.

Foram reunidas duas equipes de profissionais dos Hospitais de Messejana (HM) e Universitário Walter Cantídio (HUWC) para o procedimento, realizado no Centro Cirúrgico Geral (CCG) do HRN. A Central de Transplantes do Ceará coordena as atividades de transplantes no âmbito estadual.

Além do coração, a cirurgia possibilitou a retirada de fígado, dois rins e duas córneas, procedimentos que o hospital já havia realizado este ano. Com esta doação, seis pessoas poderão ser contempladas na fila de transplantes.

Dr. Márcio Roney vai presidir o Republicanos em Acaraú


O médico e empresário Márcio Roney, anunciou em suas redes sociais que vai presidir o partido republicanos em Acaraú. Márcio é nome forte no grupo de oposição para disputar as eleições de 2024 para o executivo acarauense. Dr. Márcio esteve na tarde desta última quinta-feira, 20/07, em reunião com o presidente estadual do partido, o ex-deputado e senador Chiquinho Feitosa.

"Na oportunidade dialogamos sobre o atual cenário político nacional, estadual e municipal com atenção para a cidade de Acaraú. Recebi na ocasião a missão do senador de presidir o partido Republicanos 10 em Acaraú. Inicia-se a partir de hoje uma nova etapa onde iremos trabalhar na busca da construção de uma oposição forte e saudável. Para isso vamos abrir o diálogo buscando ouvir toda a sociedade acarauense, assim como as lideranças políticas existentes em toda a cidade. Vamos dialogar, vamos republicar". Escreveu o Dr. Márcio Roney.

No encontro, também estava presente o deputado estadual João Jaime, o vice prefeito de Acaraú, Mano da Melancia, o presidente e o vice presidente da Câmara Municipal de Acaraú, os vereadores Jarbas Nascimento e Paulo Rocha, respectivamente, e o suplente de vereador, o ex-vereador José Ilson.

Pés de maconha, drogas e simulacro de arma de fogo são apreendidos pelo CPRAIO da PMCE em Amontada


Um simulacro de pistola, algumas gramas de entorpecentes, uma balança de precisão, e dois pés de maconha foram apreendidos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), nessa terça-feira, 18/07, em Amontada, durante uma ação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO).

Após receberem uma informação indicando um tráfico de drogas na localidade de Picada, zona rural de Amontada, os policiais saíram em diligência para fazer a checagem. Ao perceberem a aproximação de agentes, suspeitos que estavam no local empreenderam fuga, abandonando o referido simulacro, 49 gramas de maconha, e a balança. No imóvel foi encontrada ainda uma pequena plantação de maconha, que foi também apreendida.

O material foi todo recolhido e apresentado na Delegacia de Amontada, onde ficou apreendido e foi registado um Boletim de Ocorrência. Informações que possam auxiliar as forças de segurança a capturarem os suspeitos podem ser repassadas via Dique Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Assessoria de Comunicação da PMCE

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Repúblicanos abrigará a oposição de Acaraú para a disputa do executivo em 2024


O ex-deputado federal e ex-senador, o empresário Chiquinho Feitora, que em 8 de fevereiro assumiu o Partido Repúblicanos, após conturbada saída do PSDB, recebeu nesta quinta-feira, 20/07, lideranças de Acaraú com vistas a montagem do Republicanos para as eleições municipais de 2024. O partido que já abriga o ex-deputado estadual Manoel Duca, Duquinha, abrirá espaço para as novas lideranças de oposição.

"A tendência é que o nosso grupo aglomere todos os nomes da oposição e ganhe força para disputar a eleição de igual para igual. Vamos em frente!", disse Chiquinho Feitosa. 

Participaram da reunião o deputado estadual João Jaime (PP), o vice-prefeito de Acaraú, Mano da Melancia, o presidente da Câmara Municipal de Acaraú, vereador Jarbas Nascimento, e o vice-presidente da Câmara, vereador Paulo Rocha, que desembarcaram do grupo de situação.

Também participaram do encontro o médico Dr. Márcio Roney, que poderá ser o nome a disputar o executivo, e o suplente de vereador Zé Wilson, aliado dos Ferreira Gomes de Acaraú.

Polícia Civil elucida homicídio e prende acusado em Acaraú


A Polícia Civil do Ceará, através da equipe de policiais civis da Delegacia Regional de Acaraú, sob a coordenação do delegado regional, na manhã desta quinta-feira, 20/07, por volta das 11:00 hs, após diligências investigativas, elucidou o homicídio realizado na noite do dia 15 de junho de 2023, na localidade de Lagoa da Volta, Distrito de Juritianha, onde perdeu a vida o menor de iniciais A.M.A.N.

O crime ocorreu de forma premeditada e por emboscada, com uso de arma de fogo.

A equipe de policiais após a representação da autoridade policial, com respaldo na decisão judicial proferida pelo juíz da 1ª Vara da Comarca de Acaraú, procedeu a prisão preventiva de um indivíduo identificado pelas iniciais W.B.D.S. O autor do crime em seu interrogatório, diante das provas colhidas na investigação policial, confessou o crime, reconhecendo ser o autor dos disparos que ceifou a vida da vítima.

Após os procedimentos de praxe, o preso que já se encontra no sistema penitenciário, ficará à disposição da Justiça. Essa foi a 69ª Prisão realizada pela equipe da Delegacia Regional de Acaraú no ano de 2023.

Com informações da Polícia Civil de Acaraú

Com atletas de Acaraú e Cruz, cearenses conquistam 20 medalhas no Pan-Americano de caratê em Caçapava-SP


A delegação cearense foi destaque no Panamericano de Karatê IKU, no último fim de semana, na cidade de Caçapava, em São Paulo. Foram vinte medalhas para os atletas cearenses, que estiveram com a seleção brasileira no torneio.

Todos os 11 atletas cearenses da federação esportiva educacional conquistaram medalhas. Ao todo, foram 20 medalhas (cinco ouros, oito pratas e sete bronzes) nas modalidades de kata e kumite, individual e equipe.

O Brasil foi o campeão geral da disputa. Argentina e Chile completaram o pódio.

Governo de Acaraú vai inaugurar a estrada que liga a BR-402 à Santa Fé


No próximo domingo, dia 23, o Governo de Acaraú vai inaugurar a pavimentação asfáltica que liga a BR-402 ao Distrito de Santa Fé. O investimento foi no valor R$ 4.115.830,33 (quatro milhões, cento e quinze mil, oitocentos e trinta reais e trinta e três centavos). Com ordem de serviço em julho de 2022, a obra deveria ter sido entregue em novembro do mesmo ano.

A obra com recursos do Governo do Estado fez parte de um pacote de Recuperação Funcional das Rodovias Estaduais, lançado pela ex-governadora Izolda Cela, em Maio de 2022, reformando e sinalizar um total de 1.510 km em 80 trechos de CEs, no prazo de um ano.

O investimento de R$ 477 milhões além de beneficiar Acaraú, contemplou também as cidades de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, e outros 93 municípios.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Com vaga para o aeroporto de Cruz, LATAM Brasil espera contratar cerca de 300 mecânicos aeronáuticos ainda este ano


A LATAM Brasil planeja abrir quase 300 vagas para mecânicos aeronáuticos até dezembro para apoiar o crescimento sustentável dos voos da companhia, que, segundo a ANAC, lidera o setor aéreo brasileiro com eficiência e está mais fortalecida desde 2021.

A companhia busca profissionais de diferentes perfis e níveis de experiência para atuar na sua manutenção de linha em 25 aeroportos brasileiros, além do LATAM MRO, seu centro de manutenção pesada instalado em São Carlos (SP). Interessados devem acompanhar a abertura dos processos seletivos em www.vagas.com.br.

A companhia busca por profissionais para as funções de Auxiliar Técnico, Mecânico Jr., Mecânico Pleno, Mecânico Sênior e Mecânico Especialista. Das quase 300 vagas previstas até dezembro, mais de 90 devem ser destinadas às operações do moderno Centro de Manutenção da LATAM (CML) no aeroporto de Guarulhos, com mais de 65 mil metros quadrados disponíveis para as inspeções, reparos de rotina e testes de motor no principal hub (centro de conexões) da companhia.

O LATAM MRO de São Carlos (SP) projeta 70 vagas para quem quer atuar na base responsável por mais de 50% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo LATAM. As demais vagas estão espalhadas em outros 25 aeroportos com operações regulares da LATAM Brasil: Congonhas (SP), Brasília (DF), Santos Dumont (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte/Confins (MG), Manaus (AM), Salvador (BA), Viracopos (SP), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Vitória (ES), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Uberlândia (MG), Teresina (PI), São José do Rio Preto (SP), Ilhéus (BA), Chapecó (SC), Jaguaruna (SC), Sinop (MT), Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA). 

A carreira de mecânico na LATAM, vale lembrar, oferece oportunidades de atuar com diferentes modelos de aeronave (frota de Boeing 767, 777, 787, e dos Airbus A321, A320, A320neo e A319). A quantidade de vagas para cada posição varia conforme a necessidade de cada base da companhia.

O pacote de benefícios para os novos funcionários inclui assistência médica e odontológica; auxílio academia; consignado; seguro de vida; vale-alimentação; vale-refeição, vale-transporte, além do programa de passagens aéreas com descontos para desfrutar os destinos domésticos e internacionais da LATAM.

Informações da Latam

Azul amplia em 34% operações no Nordeste, incluindo Jericoacoara


A Azul ampliou em 34% suas operações no Nordeste. Ao todo, a companhia atende 35 operações na Região.

No rol de destinos estão Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Porto Seguro, Campina Grande, Caruaru (PE), Mossoró e Aracaju, além do turismo religioso, como em Juazeiro do Norte, ou também parques nacionais, como a Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

Com relação ao transporte de carga, Pernambuco abriga o maior hub da Azul no Nordeste, o Aeroporto de Recife, onde possui 90 voos diários para mais de 41 cidades, inclusive internacionais, como Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Essa mulher só não tem uma "penca" como eu, mas é macho. Diz deputado Robério Monteiro com a esposa Ana Flávia, prefeita de Acaraú


Foi no último sábado, 15/07, durante inauguração de estrada na Localidade de Aroeira, na Região do Distrito de Lagoa do Carneiro, em Acaraú, que o deputado federal Robério Monteiro, atualmente secretario de Recursos Hídricos do Governador Elmano de Freitas, soltou a frase "Essa mulher só não tem uma "penca" como eu, mas ela é macho.", durante elogio a esposa, Ana Flávia, prefeita de Acaraú.

Nas redes sociais o deputado foi acusado de ter adotado comportamento "machista" com a esposa, e desrespeitado as mulheres, e que deveria ter pedido desculpas. Atualmente o deputado é secretário do governo que tem uma vice-governadora, Jade Romero, que também ocupa o cargo de Secretária das Mulheres, além de ser colega de outras 15 mulheres com o cargo de secretárias de estado.

"Eu hein !!! não preciso ter órgão masculino pra ser mt mulher mt forte mt inteligente e capacitada ele pecou falando isso", disse uma internauta comentando em um perfil que publicou o vídeo da fala. Outra comentou dizendo: "É. Dizem que vivíamos no coronelismo. E a que isso nos remete? Onde no momento o governo luta pela igualdade, pela quebra de preconceitos vemos uma pérola dessa. Quer dizer então que a mulher para ser corajosa, guerreira, competente precisa disso. É isso meu povo. Merecemos."

No vídeo ainda é possível ver vereadores, professores e outras mulheres aplaudindo o deputado pela frase dita.

Polícia procura cartomante mineiro que desapareceu em Jericoacoara, no Ceará


Familiares e amigos do cartomante Otto Lucio Pessoa Aguilar, de 41 anos, estão desesperados com o desaparecimento do homem desde setembro do ano passado. Ele estava passando uma temporada na paradisíaca Jericoacoara, no estado do Ceará, e a última notícia que se tem dele foi em 17 de setembro de 2022.

No dia anterior, Otto fez um post denunciando uma situação de racismo e homofobia em um bar onde ele teria sido expulso pelo gerente do local. A reportagem da Itatiaia pediu uma entrevista com o delegado a frente do caso, mas a Polícia Civil do Ceará se manifestou por meio de nota.

A corporação informou que a Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara segue em diligências com foco em localizar Otto. "Oitivas e diligências prosseguem com o intuito de localizar o homem", disse.

Itatiaia

Rodrigo Tremembé, na contramão dos padrões da moda


Rodrigo Tremembé é um jovem estilista do povo Tremembé, mais especificamente, da Aldeia Córrego João Pereira, em Itarema, no Ceará. Sua escolha pela moda se deu quando em 2021, ainda durante a pandemia, teve a identidade indígena questionada por conta da sua pele clara. Esse episódio o levou a compreender que as suas criações poderiam resultar num movimento de resiliência, se usasse a moda como ferramenta, o que lhe pareceu também a oportunidade de fortalecer a sua cultura.

“A moda para mim, acima de qualquer coisa, é um espaço político onde o vestir me possibilita questionar padrões estéticos e sobre o quanto nossas roupas também podem ser arcos e flechas, que se mirando corretamente, encontram os alvos de forma assertiva”, explica o estilista.

Na sua cultura, os grafismos têm grande representação e as pinturas corporais são maneiras de vestir o corpo historicamente. “Nossas primeiras vestimentas já mantinham relações com a natureza em nossa volta. Adornos de penas, ossos de peixes e sementes fizeram e fazem parte da nossa estética ancestral. Com a colonização, as vestimentas em tecidos vieram para nos distanciar da forma que nossos ancestrais viviam. Nossos adornos tradicionais continuaram a fazer parte dos nossos corpos, mas agora, junto das vestimentas provenientes dos colonizadores”, afirma Tremembé.

O estilista se reconhece como um dos precursores do seu povo a transpor a arte dos grafismos e pinturas originárias para os tecidos, e fazer disso, um movimento político e cultural. As pinturas para o povo Tremembé têm simbolismos próprios, sendo consideradas como uma escrita de forte relação com a sua espiritualidade, sobretudo, por retratar elementos da natureza.


“Quando estamos pintados, o encantado presente no grafismo manifesta sua simbologia no nosso plano espiritual. Pensando por essa perspectiva, decidi trazer as pinturas para os tecidos com o intuito de levar a pajelança também para a moda. Nossas roupas podem curar, proteger e regenerar”, contextualiza o jovem.

Além do aspecto espiritual, ele acredita que ao levar as pinturas para os tecidos, está também demarcando espaços ainda pouco ocupados por povos indígenas. Esse é um papel fundamental porque dentro da lógica convencional, ele se sente pouco representado, ou quando o é, percebe a carga de estereótipos. Dessa forma, defende a ideia de que fazer moda, sendo indígena, é ser protagonista das suas próprias histórias.

“A moda convencional reforça padrões estéticos baseados no consumismo, onde as pessoas não têm identidade e se transformam em coisas e fotocópias. Desde pequeno eu folheava as revistas e não via corpos indígenas. Sempre senti que a sociedade nos impõe um espaço de apagamento e silenciamento. Até quando havia um ‘indígena’ nesses espaços, era uma pessoa branca ‘homenageando’ os povos originários. E isso tem nome: apropriação cultural”.

O estilista enfatiza que essa é uma prática que foi muito reforçada pela colonização, mas   defende que os povos originários podem e querem mostrar seu potencial criativo, para que, dessa forma, seus conhecimentos ancestrais não sejam mais representados pelos outros.  “Desse modo e com a ideia de romper preconceitos, racismo e estereótipos, vi na moda a chance de mudar o sistema, usando-a para questionar a ausência de indígenas em todos os espaços da indústria criativa”, observa.

Com o mesmo cuidado da nova geração de estilistas indígenas que vem ganhando visibilidade na indústria da moda no Brasil, Tremembé se preocupa com a relação entre as suas criações e a proteção ambiental. Seu intuito é garantir um futuro digno para as próximas gerações.

“Venho trabalhando com o slow fashion e com a proposta de moda verde, mantendo conexão com as boas práticas de consumo e de preservação da natureza. Chamo de resiliência na moda, a capacidade de enxergar nos processos criativos formas mais ecoeficientes e gerando o mínimo de impacto possível. Por isso, trabalho em pequena escala, priorizando a escolha de matérias-primas a partir da sua procedência, utilidade, durabilidade e qualidade”, conclui.

Tremembé tem produzido mais kimonos e ponchos recentemente, já que essas peças lhe permitem criar várias artes, ampliando dessa forma, a sua capacidade de mostrar as pinturas do seu povo. Entre as matérias-primas usadas, opta sempre pelas naturais, como sementes, o linho de birreiro, que é produzido a partir de uma palmeira da sua região e os bilros. Na cartela de cores, usa as que estão disponíveis na sua cidade. E nos seus croquis, busca representar a diversidade de corpos e estéticas indígenas.

Suas conquistas nesse universo da moda têm levado o estilista a refletir também sobre o que tudo isso representa em termos de espiritualidade, considerando seus avanços como coletivos. Sua voz tem sido ampliada à medida que o seu trabalho chega por meio de reportagens, exposições e produções audiovisuais. Essa é uma forma de reverenciar a sua ancestralidade.

“Sendo assim, a espiritualidade também ganha quando levo a voz de meus antepassados, pois, a ancestralidade é a água que molha minhas raízes. É dela que vem a minha inspiração para criar”.

O protagonismo de outros criativos indígenas na moda também colabora para o fortalecimento do jovem estilista. “Estar ao lado de outros indígenas nesses espaços de moda é ter a certeza de que estou no caminho certo. Um galho só quebra fácil, mas um feixe dificilmente quebra. Nós somos como um formigueiro, onde todos trabalham pelo bem comum”, conclui Tremembé.

Com informações do Projeto Colabora

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Reforma do Ginásio Poliesportivo de Acaraú deve ser entregue nos próximos dias


O Secretário de Desporto e Juventude de Acaraú, Christian Brandão, comemorou nas suas redes sociais a obra de reforma do Ginásio Poliesportivo de Acaraú João Jaime Ferreira Gomes, deve ser entregue nos próximos dias.

"Para alguns pode ser apenas uma obra, para outros, a realização de um grande sonho! É de encher os olhos de lágrimas, lágrimas de alegria e orgulho em fazer parte do retorno de um lugar que foi palco de tantas conquistas e realizações em nosso Acaraú!", comentou o secretário Christian Brandão.

"Temos a convicção que ainda há muito a se fazer, porém, estamos a passos largos! Não se trata de política, mas sim, de realização e oportunidade para se trabalhar com jovens, crianças e adolescentes. Quero aqui agradecer e parabenizar a prefeita Ana Flávia e ao deputado Robério Monteiro pelo empenho e dedicação!", disse o secretário.

A obra teve início em junho de 2020 como o valor de R$ 1.057.171,52 (um milhão, cinquenta e sete mil, cento e setenta e um reais e cinquenta e dois centavos). O projeto o colocaria como um dos mais modernos do estado. Entre as novidades da reforma, estão o aumento da quadra e um novo vestiário.

Os recursos são provenientes de convênio celebrado em 2018 com a União através do Ministério das Cidades, com vigência até 28 de junho passado.

Cearense da cidade de Marco recebeu uma carta enviada pelo Vaticano em nome do papa


Você lembra a última vez que alguém te enviou uma carta? O cearense Manuel Jorgito do Nascimento, pelo menos, vai lembrar por muito tempo de uma correspondência especial que recebeu na última quinta-feira, 13/07. Isso porque carta que ele recebeu foi enviada pelo papa Francisco.

Natural de Marco, na região norte do Ceará, Manuel havia enviado uma correspondência para o pontífice no dia 28 de março deste ano, e a resposta chegou agora, quase quatro meses depois, direto do Vaticano.

A resposta foi enviada no dia 6 de junho, assinada pelo Monsenhor Roberto Campisi, assessor de Assuntos Gerais da Santa Sé, que responde às cartas enviadas ao papa.


No texto, Campisi afirma que “o Papa Francisco apreciou este sinal de devotamento e não deixará de implorar para o Manuel Jorgito as mais seletas graças divinas, a fim de continuar – firme na esperança que não desilude – a corresponder ao amor de Deus”.

"Foi emoção para mim. Eu enviei, porém não tinha certeza que iam receber", contou Manuel em entrevista ao g1. "Mostrei pra minha família, pros meus amigos, e todos ficaram surpreendidos. Até pra mim foi surpresa".


Manuel, de 30 anos, trabalha com design gráfico e frequenta a paróquia de São Manuel, em Marco. Há cinco anos, ele atua na Pastoral da Comunicação (Pascom) da igreja, elaborando artes e auxiliando na produção de eventos.

Segundo Manuel, a ideia de enviar uma carta ao papa veio no ano passado, quando ele leu sobre as chamadas bênçãos apostólicas, uma espécie de cumprimento que os fiéis podem solicitar e o Vaticano envia em ocasiões como batismos, aniversários ou casamentos.

Em fevereiro de 2023, ele enviou um pedido para receber uma bênção apostólica do papa por ocasião de seu aniversário de 30 anos, que seria comemorado em maio. Em março, o pergaminho da bênção chegou. A resposta rápida animou o fiel, que resolveu enviar desta vez uma carta ao santo padre.

Na missiva, Manuel conta ao papa sua trajetória na igreja, com participação em pastorais, e revela que até mesmo pensou em se tornar padre. O designer também revela que, durante a pandemia de Covid-19, desenvolveu problemas de ansiedade, que tem tratado com apoio psicológico.

“Encerro minha carta agradecendo à Deus pelo pontificado de Vossa Santidade, e sempre rezo pelo Sr. em minhas orações. Aproveito e peço Vossa Bênção!”, escreve no bilhete.


Além da carta, Manuel enviou uma série de itens da paróquia de São Manuel de presente ao papa, entre eles, um terço personalizado e santinhos com a fotografia de Waldir Lopes de Castro, que foi padre por 37 anos em Marco e está em processo de beatificação.

Padre Waldir, inclusive, foi responsável pelo batismo de Manuel na igreja. Com o andamento do processo de beatificação, o sacerdote já obteve um reconhecimento inicial e recebeu o título de Servo de Deus.

No último dia 13 de julho, Manuel estava trabalhando quando o carteiro chegou com uma encomenda. “Na hora que eu vi o remetente, eu já imaginei que tinha sido de lá [Vaticano]. Abri e tinha a carta, uma foto do papa e aí não tive dúvida, era a carta do papa Francisco”, relembra.

Quando a carta papal chegou, a mensagem foi recebida com alegria na paróquia. “Foi uma animação muito grande, recebi muitos parabéns. A minha paróquia é muito religiosa, porém ninguém nunca recebeu uma carta do papa, então ficou todo mundo parabenizando”, descreve Manuel.

A carta vai ficar guardada a casa do designer, junto ao pergaminho da bênção apostólica, como um símbolo da fé de Manuel. “Eu vou emoldurar. Vai ficar aqui no meu quarto, guardar de recordação, mostrar pros meus filhos”, conta.

G1