A famosa Praia de Jericoacoara, no oeste do Ceará, vai receber a Jeri Wingfoil Cup. A competição internacional de kitesurfe é inédita nas categorias: wing race, wave e freestyle, onde serão disputadas as finais dos campeonatos Mundial e Brasileiro. O torneio será entre os dias 13 e 18 de dezembro e tem parceria com o International Wing Soorts Association - IWSA e World Cup Race. As inscrições estão abertas.
O Ceará é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos e à vela, como o kitesurf. Novas modalidades dos esportes à vela, como o Wing, vem atraindo diversos praticantes para experiências incríveis dentro d 'água.
Kauli Seadi, Dudu Mazzocato e Fernando Mizo são alguns dos brasileiros destaques na modalidade e vão mostrar as muitas habilidades no Wing Foil.
Entre os destaques internacionais, Francesco Cappuzzo, atual campeão da categoria Wing Race na Itália, além do venezuelano Gollito Estredo, nome de destaque na competição. Na categoria feminina, Paula Novotna, da República Tcheca, campeã mundial de Wingfoil freestyle 2022.
CRONOGRAMA DO EVENTO
12 de dezembro
18h às 20h - Inscrições no local e entrega de kit
13 de dezembro
08h às 09h - Inscrições no local e entrega de kit
09h às 18h - Campeonato Brasileiro de Wave/Freestyle
14 de dezembro
09h às 18h - Campeonato Brasileiro de Wave/Freestyle
18h às 20h - Inscrições no local e entrega de kit (race)
15 de dezembro
11h - Campeonato Mundial de Race
16 de dezembro
11h - Campeonato Mundial de Race
17 de dezembro
11h - Campeonato Mundial de Race
18 de dezembro
11h - Campeonato Mundial de Race
XXh - Entrega de prêmios e Cocktail de Encerramento
Serviço:
JERI WINGFOIL CUP - Finais do Mundial e do Brasileiro
A Polícia Civil do Ceará, através da equipe de policiais civis da Delegacia Regional de Acaraú, sob a coordenação do delegado municipal, cumpriu por volta das 13:20h desta última terça-feira, 29/11, Mandado de Prisão Preventiva em desfavor de um homem identificado pelas iniciais A.M.G.F. O mandato foi cumprido no bairro Outra Banda, em Acaraú, e o indivíduo foi encontrado no trabalho e não ofereceu resistência.
Ele teve mandado em seu desfavor em vista da prática de Importunação Sexual, Art. 215-A do CPB, em face de colegas de trabalho em uma fabrica na cidade de Acaraú, ensejando a representação por parte da autoridade policial e posterior deferimento judicial. O nome do individuo e da empresa não será divulgado, exclusivamente no intuito de preservar as vítimas.
Após os procedimentos na Delegacia, o preso foi encaminhado para o sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.
O que diz o Art. 215-A do CPB - Importunação Sexual
215-A. Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro: Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.
O vereador Ênio Andrade (PDT), propôs na Sessão da Câmara Municipal de Acaraú, através do projeto de Indicação à Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, para que promova concurso público municipal para a contratação de Assistentes Sociais e Psicólogos, a fim de atender a Lei Federal nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019.
A Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão profissionais da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. O objetivo é agregar qualidade ao processo de aprendizado e formação social de estudantes, bem como à convivência escolar e à relação família-escola, integrando as equipes multidisciplinares na condição de profissionais da Educação.
"É necessário mobilizar o Poder Público para que ocorram a regulamentação e a implementação da lei, a criação de vagas, a dotação orçamentária e a realização de concurso público. Os conselhos federais de psicologia e de serviço social disponibilizaram um manual que sistematiza as orientações, subsídios e os documentos necessários para as ações locais direcionadas para implementação da lei.", disse o vereador Ênio.
O pdtista disse ainda que "É necessário que o Poder Público assegure o atendimento psicológico e socioassistencial aos alunos da rede pública de educação básica. Tal oferta de profissionais destas qualificações, exercem grande poder na construção educacional e social dos jovens, em especial na prevenção de condições psicológicas adversas, bem como assistência social permanente e identificação de possíveis violações de direitos nas famílias dos estudantes."
Ênio Andrade finalizou dizendo que "além da importância social e educacional latente na contratação dos profissionais de Psicologia e Assistência Social a serviço da educação municipal pública, é obrigação legal do Poder Público a contratação destes servidores mediante concurso público". O projeto foi aprovado por unanimidade.
O cenário paradisíaco em uma das mais famosas praias do Ceará é o destino de centenas de falecidos há mais de 130 anos. Contudo, faz décadas que o Cemitério de São Serafim, em Icaraí de Amontada, é ameaçado pelo avanço do mar e pode ter seus túmulos levados pela força das ondas.
A origem do Cemitério, também chamado de Pedras Compridas, remonta a 1888, quando o cadáver de um homem desconhecido, dentro de um saco, encalhou na areia. Os moradores da localidade decidiram sepultá-lo ali perto, iniciando o uso do espaço para essa finalidade.
Segundo Jairo Alves, historiador e professor da rede municipal de ensino de Amontada, até então, quem morresse em Icaraizinho era transportado em redes de armar até o cemitério da localidade de Patos, a alguns quilômetros do São Serafim. Conta a tradição da comunidade que um morador “sonhou que o nome deste senhor era Serafim”. “Daí em diante, as pessoas começaram a fazer promessas e votos e a enterrar seus entes queridos lá”, afirma Jairo.
Engana-se quem pensa que o local era destino apenas para pessoas mais pobres, conforme o professor. Desde a fundação, ele recebeu “todas as classes sociais”, mas a maioria dentro de redes. “Até onde eu sei, meu avô João Pedro foi o primeiro a ser sepultado em um caixão de madeira, feito em casa, há uns 40 anos”, pondera.
O historiador faz questão de dizer que, 134 anos após o primeiro sepultamento, e mesmo com o avanço do mar, o Cemitério continua “na ativa”, recebendo novos moradores.
Ponto turístico incluído nas rotas de passeios da região, o São Serafim é ainda mais procurado no Dia de Finados, quando afluem parentes de Amontada e de cidades vizinhas como Itapipoca e Itarema. Oficialmente, não há controle das sepulturas nem contagem de quantas pessoas foram enterradas ali. Até porque muitos corpos se sobrepõem a outros, depois que os primeiros são cobertos pela areia das dunas móveis.
Além disso, segundo Jairo, o local é ponto de devoção a São Serafim, a quem também se atribuem milagres. “Para nós, é um lugar santo porque é para onde as pessoas levam suas promessas, ex-votos, para pagar seus pedidos”, relata.
Apesar de toda a movimentação do local, conhecido nacionalmente, ele não recebe investimentos do poder público ou de empresas privadas com interesse em sua preservação - uma demanda histórica, de acordo com o professor.
Há pelo menos 30 anos, conforme o Diário do Nordeste mostrou em reportagem de 2014, lideranças comunitárias de Amontada buscam junto ao poder público recursos para impedir o avanço do mar, que aumenta a cada ano.
A praia de Icaraí de Amontada apresenta um caráter predominantemente erosivo, com suas taxas máximas de erosão chegando a, aproximadamente, - 2,50 m/ ano. Esses valores, ainda que aparentemente baixos, já ocasionam problemas relativos à erosão de edificações próximas à linha de costa.
O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Amontada, Roberto Cariri, ressalta que o comportamento do mar na região é monitorado pela Prefeitura e que foram colocados sacos de areia para barrar as ondas. No entanto, o material foi levado pela maré.
"Temos algumas preocupações. Há o pensamento de fazer uma proteção na frente do cemitério, com volume grande de pedras, porque os sacos sumiram. É um esforço significativo para protegê-lo porque a rota dos passeios das dunas passa lá em frente. É o cemitério de frente para o mar, uma vista maravilhosa", afirma. No entanto, o secretário explica ser difícil prever os próximos impactos devido às mudanças na dinâmica costeira do Ceará, após a construção de portos, e aos reflexos do aquecimento global.
Sem perspectivas de mudança, a crença no divino se torna mais forte. Jairo Alves, também voluntário na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, compartilha da crença popular da localidade de que o cemitério “não foi criado pelos humanos, mas pelo divino”.
“O mar há muito tempo vem quebrando no túmulo de São Serafim, mas nunca consegue ultrapassar. De lá, a onda volta”, aponta. O secretário Roberto Cariri completa: "é bem cultural e histórico, e um pouco de lenda, mas segundo os mais velhos, o mar respeita o cemitério".
Na noite desta segunda-feira, 28/11, um grave acidente que deixou uma vítima fatal foi registrado na CE-085 entre Amontada e Itarema. Um homem que estava em um veículo Fiat Estrada de Cor Vermelha e Placa PNH2D21, com inscrição de Amontada faleceu no local.
Em um outro veículo estava a cantora Danieze Santiago, juntamente com seu marido, a caminho da cidade de Itarema. O casal seguia de carro o percurso para um dia de lazer no município quando um outro automóvel colidiu no veículo da artista. A dinâmica do acidente ainda é investigada.
Carlos Neto, marido e empresário da cantora, quebrou a clavícula e duas costelas. Já Danieze Santiago não sofreu lesões.
Segundo a assessoria da cantora, o casal foi levado para o Hospital Municipal de Itarema para os primeiros atendimentos médicos. Após a primeira avaliação, Carlos e Danieze foram encaminhados a um hospital em Fortaleza.
No último dia 18 de novembro, o prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins (PSD), esteve reunido com os vereadores da base aliada, onde foi definida a chapa da situação, que concorrerá às eleições da Câmara Municipal, para o biênio 2023 e 2024, que acontecerá no dia 02 de dezembro.
A composição da chapa ficou a seguinte: Vereador Everardo Diogo (presidente); Vereador Valdenes da Carne (vice-presidente); Vereador Arnoldo Dias (1º secretário); Vereador Raimundinho Torquato (2º secretário).
O vice-prefeito de Acaraú, Francisco Bispo Parnaíba, mais conhecido como Mano da Melancia, recebeu na tarde deste domingo, 27/11, em Fortaleza, a visita do empresário Dr. Márcio Roney. Mano segue na capital cearense após receber alta hospitalar na última sexta-feira, 25/11.
Mano estava hospitalizado no Instituto José Frota - IJF, desde o último dia 18/11, após sofrer queimaduras quando manuseava uma bomba de água com alta temperatura em uma de suas propriedades rurais.
Mano da Melancia, de 52 anos, segue na capital se recuperando na casa de familiares onde deve permanecer por mais 15 dias realizando tratamento ambulatorial. Em plena recuperação, em breve Mano estará de volta as suas atividades habituais.
De acordo com o Relatório de Alta, Mano teve queimaduras de 2° grau em 15% do corpo, tedo sido realizado balneoterapia e colocado curativo especial com biatan.
Teve início na manhã deste domingo, 27/11, a Festa da Padroeira 2022 com o tradicional repique dos sinos, seguido pelo Ofício de Nossa Senhora. Em seguida houve o hasteamento das bandeiras acompanhado pela banda municipal, e café partilhado.
O cenário de fé e devoção inundou esses momentos de sentido e de expressão de amor a nossa excelsa padroeira Nossa Senhora Senhora da Conceição.
Houve ainda missa da primeira eucaristia do Colégio Virgem Poderosa, celebrada pelo Pe Valdir Braga, Vigário Paroquial.
Às 17:00h haverá a tradicional Ciclo-Moto Carreata com concentração na Igreja São Pedro, de Cauassú, com chegada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Em seguida apresentação da Banda Musical com celebração da Santa Missa com o pároco Edmílson Eugênio.
Raquel levava vida boa em paraíso tropical, mas escondia passado nebuloso
Bonita, inteligente, mas perigosa. Foi assim que vizinhos descreveram para a Reportagem do Correio de Marabá o perfil de Raquel Vieira da Silva, presa nesta sexta-feira, 25, na paradisíaca Jericoacoara, no Ceará, onde havia constituído nova família e trabalhava como esteticista.
Todavia, é preciso voltar ao ano de 2018, mais precisamente no dia em 6 de junho, quando Raquel e seu namorado à época, Ailton Pereira Monteiro, teriam atuando em conjunto para o assassinato do pai dela, Reginaldo Vieira da Silva, conhecido como pastor Reginaldo, que era dono de uma envazadora de água adicionada de sais próximo à Vila São José, em Marabá.
Passados mais de quatro anos do assassinato do pastor Reginaldo, a Polícia Civil de Marabá conseguiu desvendar o caso e prender dois dos envolvidos no crime: Raquel da Silva, e Ailton, que teria sido o autor do homicídio e ela a mentora intelectual.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem deste CORREIO, Raquel e Ailton não estavam mais juntos. Ambos já têm outros relacionamentos e até filhos. Ailton foi preso na fazenda em que trabalhava no pequeno município de Hidrolândia, interior do Goiás, na quinta-feira (24), enquanto ela foi capturada nesta sexta-feira (25), em Jericoacoara, um dos melhores destinos turísticos do País, onde ela trabalhava como esteticista.
Ailton é apontado como o homem que apertou o gatilho e matou o pastor
A investigação foi conduzida pela equipe do delegado Toni Rinaldo Rodrigues de Cargas, titular do Departamento de Homicídios da Polícia Civil em Marabá.
Conforme o que foi apurado ao longo da investigação, o pastor Reginaldo foi alvo de uma emboscada quando chegava à envasadora de água pertencente a ele na BR-230, às proximidades da Vila São José, em Marabá. Baleado, ele foi socorrido ao Hospital Municipal de Marabá (HMM), onde morreu pouco depois de dar entrada. Mas teria dito a policiais e profissionais de saúde que o autor dos disparos teria sido Ailton.
Dívida foi o estopim
Pastor Reginaldo foi alvo de uma emboscada no dia 6 de junho de 2018
No decorrer das investigações, a Polícia Civil descobriu que Reginaldo devia R$ 14 mil para Ailton e este passou a lhe cobrar porque precisava do dinheiro para tirar seu porte de arma. Acontece, porém, quem Reginaldo teria dito que não tinha o dinheiro e só iria lhe pagar quando pudesse.
Foi aí que Raquel entrou em cena. Ela disse ao namorado que seu pai tinha uma grande quantia em dinheiro para receber em razão de negócios da empresa de fornecimento de água dele. Surgiu então plano para matar o próprio pai e os dois ficarem com o dinheiro.
No dia do crime, pastor Reginaldo passou o dia em Eldorado do Carajás e só chegou a Marabá tarde da noite. Ele foi baleado por volta das 23h. Mas, nas horas que antecederam o assassinato, a polícia descobriu que Raquel manteve contato telefônico constante com o pai, como se estivesse monitorando seus passos para avisar ao namorado a hora que o alvo chegaria na cidade.
Depoimento dos acusados
Uma espingarda e também uma pistola foram apreendidas com Ailton
Ouvidos no decorrer da investigação, Ailton e Raquel contaram praticamente a mesma versão. Disseram ter passado o dia juntos, assim ela livraria a cara do sujeito de qualquer acusação.
A história foi bem contada. Mas, a polícia teve acesso ao paradeiro dos dois naquele dia e descobriu que o casal manteve uma intensa comunicação por telefone durante todo o dia, o que não faz sentido para duas pessoas que disseram ter passado o dia juntos. Tudo isso levantou suspeitas que robusteceram o pedido de prisão preventiva, que foi decretado pelo Poder Judiciário local.
Quarto famílias
Delegado Toni Vargas e sua equipe montaram verdadeiro quebra-cabeça
Outra situação que chamou atenção, também, durante as investigações, foi o fato de que pouco tempo depois do crime, os dois foram embora de Marabá. E não só isso: menos de três semanas depois do assassinato, outras quatro famílias de parentes de Ailton, que moravam na mesma rua, no Bairro São Félix, também deixaram a cidade.
Todos esses elementos tiveram efeito de peças de um quebra-cabeças que demorou quatro anos para ser montado, mas finalmente ficou pronto. Agora, Ailton e Raquel devem ser ouvidos lá mesmo nos locais onde foram presos, possivelmente por videoconferência, e depois serão recambiados para Marabá, onde possivelmente sentarão no banco dos réus para responder pelo assassinato do pastor Reginaldo.
A polícia, agora, procura descobrir quem seriam Dodô e Rói Coco, igualmente suspeitos de participar do homicídio.
No último mês de outubro, o Vereador Ênio Andrade (PDT), protocolou Projeto de Indicação para que o Governo de Acaraú, através da Secretaria de Segurança e Trânsito, realize rondas permanentes de equipes da Guarda Municipal nas proximidades do Instituto Federal, bem como através da Secretaria de Infraestrutura promover a manutenção da iluminação pública nas vias de acesso próximas ao IFCE campus de Acaraú.
As rondas já vinham sendo realizadas pela Guarda Municipal, já nesta última sexta-feira, 25/11, uma equipe do Governo de Acaraú instalou luminárias na rua próximo a Coca-Cola e que da acesso ao IFCE Campus Acaraú. Em outubro, uma jovem estudante do instituto, sofreu uma tentativa de estupro quando passava pela rua escura. Ela conseguiu se soltar do agressor.
A Marinha do Brasil, por meio da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), recebeu, no dia 25 de novembro, uma “Monção de Homenagem” durante Sessão Extraordinária realizada no Plenário da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacara. A honraria é um reconhecimento da Casa de Leis jijoquense aos relevantes serviços prestados pela Força Naval à Comunidade Marítima do Parque Nacional de Jericoacoara e ao município. A proposição da homenagem apresentada pelo Vereador Francisco Reginaldo de Vasconcelos, foi acolhida e deliberada pelos integrantes da Câmara por unanimidade.
O parlamentar propositor, no ato de entrega da Moção, revelou a importância do trabalho realizado pela Marinha do Brasil em Jijoca de Jericoacoara. “Agradecemos a Marinha pela intensa atuação em nosso município, em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca, onde sua presença e fiscalizações, contribui para garantir uma navegação segura e ordeira nos passeios aquaviários e atividades náuticas amadoras. Destaco ainda o trabalho do Ensino Profissional Marítimo na formação e valorização da mão de obra pesqueira da Vila de Jericoacoara e Mangue Seco, como também a realização palestras nas Escolas Municipais que abordam assuntos relacionados ao Ingresso na Marinha, combate ao lixo no mar e a promoção da Cultura Oceânica, que auxiliam a formação cidadã de nossos jovens”, ressalta.
Em seu discurso, o Agente de Camocim - que na ocasião recebeu o Título de “Cidadão Jijoquense” - agradeceu a homenagem recebida e falou a todos presentes da satisfação dos integrantes da AgCamocim em bem representar a Autoridade Marítima Brasileira na cidade de Jijoca de Jericoacoara.
Nesta última semana, o prefeito Lindbergh Martins (PSD), cumpriu agenda na Capital Federal, onde esteve na Câmara dos Deputados, em encontro com o deputado Domingos Filho (PSD) e na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Ecônomico e Social - BNDES, onde teve a informação de que o Tribunal de Contas da União aprovou o processo de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara.
"Agora é questão de tempo para ser lançado o edital. Na ocasião, pontuamos várias pautas, para que seja garantido benefícios para o trabalhador e os prestadores de serviços, assim como pautas de preservação ambiental. Nosso compromisso é principalmente assegurar os direitos dos nossos trabalhadores e dos prestadores de serviços turísticos, para que possamos ter um desenvolvimento sustentável e participativo.", disse Lindbergh.
Na reunião estavam presentes Roberta Barbosa (Coordenação ICMBIO), Marina Kluppel (Coordenadora Geral do ICMBIO), Pedro Bruno Sousa (Superintendente de estruturação de projetos -
BNDES), Ricardo Torres (Superintendente de Relacionamento do BNDES com o Governo), e
Robson de Oliveira (Chefe de Departamento do BNDES).
Acompanhando o prefeito em Brasilia estavam os vereadores, Everardo Diogo, Raimundinho Torquato, Jair Silva e Reginaldo Jeri, e os Secretários Municipais, Edineldo Freitas (Infraestrutura e Planejamento), Elicar Monteiro (Chefe de Gabinete) e Thiago Bastos (Administração).
A turma do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Construção Naval, do campus de Acaraú, participou, em 17 de novembro, de uma aula prática de combate a incêndio. A atividade fez parte da disciplina de Segurança no Trabalho.
A aula foi resultado de uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Município de Acaraú, e foi ministrada pelos bombeiros civis Ana Mayara Fortunato e Antônio Eliezer da Silva, que atuam junto àquela Secretaria.
A prática foi acompanhada pela professora Ingrid Alves, que ministra a disciplina, além do docente do curso técnico em Construção Naval, professor Luciano Sobrinho.
Conforme a professora Ingrid Alves, a atividade oportunizou aos alunos "aprenderem sobre o uso de extintores e mangueiras de incêndio, rotas de fuga e manejo e vazamento do GLP, entre outros conhecimentos importantes caso se deparem em sinistros, como incêndio", relatou.
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), concluiu no último dia 14 de novembro, o Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM-Aquaviários) destinado a formação de mão de obra aquaviária nos municípios de sua Área de Jurisdição.
Ao todo, no decorrer de 166 dias letivos, foram ministrados 10 cursos, com a formação de 298 novos aquaviários aptos para o exercício da capacidade exclusiva na função de pescador, a bordo de embarcação empregada na navegação interior ou de mar aberto.
Os cursos foram aplicados de forma itinerante e expedicionária pelos militares da AgCamocim, com o intuito de compor tripulações para embarcações pesqueiras que atuam em Bitupitá, Xavier, Tatajuba, Guriú, Preá, Vila de Jericoacoara, Aranaú, Porto dos Barcos, Almofala e Torrões; comunidades localizadas nos municípios litorâneos do oeste cearense.
Anualmente, a Diretoria de Portos e Costas divulga por meio do PREPOM-Aquaviários, a relação de cursos que cada Centro de Instrução, Capitania, Delegacia ou Agência irá ministrar.
O Programa é elaborado de modo a suprir as necessidades de novas qualificações do setor marítimo e fluvial que surgem à medida que os aquaviários galgam novos postos e responsabilidades ao longo de suas carreiras embarcadas.
Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante, nesse sábado, 19/11, de um suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, na localidade de Conjunto Lamparina, município de Jijoca de Jericoacoara. O homem, de 22 anos, duas armas de fogo, munições, uma balança de precisão e entorpecentes foram conduzidos até uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Durante patrulhamento pela zona rural, uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE flagrou um indivíduo em frente a uma residência portando uma arma de fogo. O suspeito, identificado como Francisco Walison de Souza Barbosa, conhecido como “Meia Noite”, ainda tentou fugir correndo em direção a um terreno baldio, mas foi contido pela composição policial.
Em posse de Francisco Walison de Souza Barbosa, os PMs apreenderam duas pistolas e munições, calibres .380 e .40; uma balança de precisão, um caderno de anotação; uma faca, além de 79 gramas de maconha.
Francisco Walison e o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Municipal de Bela Cruz. Nessa unidade plantonista da PC-CE, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito segue à disposição da Justiça e o caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara que segue com a investigação.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE
Neste final de semana, os finalistas do Campeonato Cearense de Futsal foram definidos e nada de surpresa. Ceará e Jijoca de Jericoacoara farão a final do estadual pela primeira vez na história. Nessa temporada, as duas equipes decidiram a Copa do Estado e a Copa do Nordeste. O Vovô conquistou a competição estadual enquanto o Guerreiro do Vale ficou com a regional.
Na Copa do Brasil, o Jijoca levou a melhor nas oitavas de final e avançou até a final mas ficou com o vice-campeonato ao perder para o Pato Futsal.
Na semifinal do Campeonato Cearense, o Jijoca venceu os dois jogos diante do Maranguape e avançou a decisão no sábado. Na manhã deste domingo, 20, Ceará e Pires Ferreira empataram em 4 a 4 porém o Vovô havia vencido por 3 a 1 na ida.
A Federação Cearense de Futebol de Salão (FCFS) vai divulgar as datas dos confrontos e locais da decisão.
Na manhã do último sábado, 19/11, na barraca Duro Beach, no Cumbuco, em Caucaia, foi lançado o Movimento “Ceará sem lixo no mar”. Na ocasião, também foi entregue a Certificação Praia Limpa, para 21 praias dos seguintes municípios: Acaraú, Amontada, Aracati, Beberibe, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema e São Gonçalo do Amarante.
O titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), promotora do evento, destacou a importância desta conquista para todos os 12 municípios. “O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará, disse.
Assinaram o Pacto Ceará sem Lixo no Mar os prefeitos de Caucaia, Vítor Valim; Elisabeth Magalhães, de Camocim; Lindberg Martins, de Jijoca. Os secretários do Meio Ambiente de Acaraú, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Cruz, Fortim, Icapuí, Fortaleza, Trairi, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, representaram os seus municípios. Também participaram do evento, o superintendente da Semace, Carlos Alberto e o co-fundador do Winds For Future (W4F).
No meio do trânsito, tem sido comum ouvir aquele barulho mais forte de escapamento, é uma moto pedindo passagem ou simplesmente alguém querendo chamar a atenção, na maioria das vezes. O som, que não é nada agradável, é ouvido em bairros de Acaraú durante o dia, nas noites e nas madrugadas, sem que tenha nenhuma fiscalização para acabar com o barulho que incomoda desde os idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista e até os animais.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em seu Art. 230, inciso VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave com penalidade de multa e retenção do veículo para regularização. Mas quem fiscaliza? Em Acaraú há o Demutran, mais ainda não autorizado a realizar a fiscalização de infrações cometidas no trânsito.
Em Março a Policia Militar chegou a intensificar as fiscalizações. O Blog Central de Notícias Acaraú havia publicado (AQUI) que o Comandante da Regional Norte da PM, Coronel Adrianísio, teria informado que a fiscalização iria ser cada vez mais intensificada, até mesmo pelo aumento da reclamação da população, além de ser uma prática criminosa que seria coibida pelas forças policiais.
Ainda segundo a publicação, o Comandante da 3ª Cia/11º BPM, Major Fred Rafael, informou que os policiais realizariam uma fiscalização intensa em toda circunscrição do Comando com vistas a apreender as motos e punir os infratores. O trabalho contaria com o apoio dos agentes de trânsito e guardas municipais, com articulação da Secretaria de Segurança e Trânsito do Município de Acaraú, juntamente com o Governo Municipal, que teria entre as metas de gestão o ordenamento do trânsito da cidade, no entanto não se foi para a pratica, pois é visível o grande número de motocicletas com descargas alteradas incomodando a população.
Através de e-mail, o Blog O Acaraú tentou contato com a 11º CIA de Itapipoca, e com as assessorias de comunicação da Polícia Militar e da Secretária de Segurança Pública, para que se manifestassem sobre motocicletas com descargas adulteradas, no entanto, não obteve respostas.
Quase quatro meses fora do AR devido a queda de sua antena, a Rádio Acaraú FM voltou ao AR nesta última semana com sua programação normal. O principal programa de sua grade é o jornalistico de meio dia, o Jornal Central de Noticias, comandado pelo radialista Eliakin Silveira. Eliakin que na gestão municipal de Acaraú ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da prefeita Ana Flávia, esposa do deputado federal Robério Monteiro, um dos proprietários da emissora.
Na manhã da última terça-feira, 15/11, o vereador Claudenir Silveira e o ex-vereador Nacelio Cruz, ambos do PT, estiveram reunidos com o governador eleito do estado do Ceará, Elmano Freitas (PT).
Líder da bancada petista na Câmara Municipal de Acaraú, o professor Claudenir é uma das principais vozes em defesa dos professores. Nacelio Cruz quando foi vereador atuou na defesa dos agricultores, especialmente os da agricultura familiar.
Apesar de serem lideranças do mesmo partido, Claudenir é aliado do grupo de oposição, e mais recentemente Nacelio se aliou ao grupo de situação. Ambos os grupos votaram em Elmano para o governo do estado.
As duas lideranças petistas já votaram com Elmano quando candidato a deputado estadual, e usam suas influências com o governador eleito para buscar benefícios para os municipes de Acaraú.
O vice prefeito do município de Acaraú, Francisco Bispo Parnaíba, mais conhecido como Mano da Melancia, do PSB, sofreu queimaduras pelo corpo após o motor de uma bomba de poço esquentar, e ao chegar perto, a mangueira sacou fora o queimando.
Mano foi socorrido para o Hospital Municipal de Itarema, onde recebeu os primeiros socorros e em seguida transferido para o Instituto José Frota - IJF, em Fortaleza. O caso ocorreu em um terreno de sua propriedade no Perímetro Irrigado, que faz divisa com Itarema.
O acidente já ocorreu no final da manhã desta sexta-feira, 18/11. Mano teve ferimentos nas mãos, no braco direito, e no peitoral. Seu estado de saúde é estável, e tem enviado mensagens para tranquilizar seus familiares e amigos.
O Ceará será palco da final do campeonato mundial e brasileiro de wing foil, esporte aquático de vela. O Jeri WingFoil Cup acontecerá entre os dias 13 e 18 de dezembro, na praia de Jericoacoara. O evento será promovido pela International Wing Soorts Association (IWSA) e a World Cup Race em parceria com a pousada Vila Kalango e Governo do Estado.
A competição será disputada nas categorias wing race, wave e freestyle. Kauli Seadi, Dudu Mazzocato e Fernando Mizo, representantes brasileiros no esporte, participarão do torneio. Entre os internacionais estão: Francesco Cappuzzo, atual campeão da categoria Wing Race na Itália, além do venezuelano Gollito Estredo, nome de destaque na competição. Paula Novotna, da República Tcheca, atual campeã mundial de wing foil freestyle 2022, também estará presente.
Para o empresário e velejador, Marco Dalpozzo, a expectativa é de um evento histórico. “A terra do vento já está consolidada internacionalmente como destino brasileiro que mais atrai turistas e velejadores do mundo inteiro”, ressalta.
O litoral cearense é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática de esportes náuticos e à vela, como o kitesurf. Por conta de cenários paradisíacos, o Ceará vem sediando há anos etapas importantes de campeonatos mundiais. Novas modalidades dos esportes à vela, como o wing, vem atraindo praticantes.
O Wing Foil é um esporte aquático recente entre as modalidades de vela. É praticado com a prancha de foil, de quilha comprida e fina e uma asa inflável direcionada com as mãos, semelhante ao formato de uma asa delta. Com bons ventos, os equipamentos permitem ao praticante “voar” pelo mar.
Serviço:
Final do Campeonato Mundial e Brasileiro de Wing foil nas modalidades Wing Race, wave e freestyle. A competição será realizada em frente à pousada Vila Kalango, em Jericoacoara, a 300 km de Fortaleza, no dia 18 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas no site: www.jeriwingfoilcup.com. O valor para competir e pontuar no campeonato é de 250 reais.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu cumprimento a um mandado de prisão na tarde desta última quinta-feira, 17/11, e prendeu um foragido da Justiça do estado do Ceará. O homem de 29 anos tinha contra si um mandado de prisão, expedido pela Vara Única da Comarca de Jijoca de Jericoacoara, pelo crime de Homicídio.
O flagrante foi registrado quando o veículo, do qual o acusado era passageiro, foi abordado pelos policiais na BR-343, no município de Piripiri. Durante consulta aos sistemas, foi constatado que o homem possuía em seu desfavor um mandado de prisão preventivo expedido em 13/10/2021, em Jijoca de Jericoacoara.
Ele foi detido e encaminhado à Policia Civil de Piripiri para a adoção das medidas cabíveis e cumprimento do mandado.
O vereador Paulo Rocha (União Brasil), durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Acaraú, realizada na última sexta-feira, 11/11, deu uma aula sobre o verdadeiro papel do vereador no legislativo. A fala de Paulo Rocha ocorreu durante a discussão do Projeto de Lei de N° 042/2022, em que o Governo de Acaraú pede autorização para contratar operação de crédito de 30 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal.
Durante a discussão do projeto, o vereador Paulo Rocha iniciou sua fala dizendo que era um dia importante para discutir no poder legislativo qual era a função de um legislador, e qual a função do parlamento. Disse que estava a serviço do povo, que não estava na câmara para satisfazer a quem quer que seja. "Estou aqui de cabeça erguida para dizer que não tenho telhado de vidro, quem tiver telhado de vidro que busque suportar esse telhado", disse.
Paulo disse que a função do legislador é de fiscalizar, fazer as leis, requerimentos, aprovar projetos, e se for de interesse do povo o vereador aprova, e se não for ele não aprova. O vereador do União Brasil disse que o vereador estava naquele momento em uma função que não é fácil, que era árdua e espinhosa. Que preferia que estivessem discutindo projetos de parcerias publica e privada, mas não, estavam discutindo projeto para contrair empréstimo a preço exorbitante para que a sociedade pague. Disse que o município teria dificuldades sim para pagar o empréstimo em 10 anos.
Disse que é favorável sim fazer obras, que em 2021 Acaraú foi um canteiro de obras, mas com verbas de emendas, verbas do governo estadual e federal. "Mas vim pedir para construir obras, fazer obras através de comprar dinheiro, pra mim não funciona", destacou Paulo Rocha. Ele disse que não era empregado de ninguém, que estava na câmara para defender o interesse da sociedade, e o que é bom para o município vota a favor.
"Eu aprovei juntamente com todos os companheiros desta casa recentemente, e eu dizia para cada um de nós, como é que eu posso imaginar de querer contrair um empréstimo de 30 milhões de reais se eu tenho 270 milhões de reais para gastar em 2023, o que só falta mais 45 dias. Eu tenho 270 milhões de reais que é o orçamento do município de Acaraú, que é para construir estradas, calçamento, reformas, lâmpadas de led, agora, querer vim pra cima de mim, querer tentar me convencer a fazer aquilo que eu compreendo que é o melhor caminho, qual seria. E eu pedi, coloquem nesse empréstimo um valor menor, coloque esse empréstimo para ser pago só nesta administração em 2 anos que eu votarei, que eu estarei a favor, mas você contrair um empréstimo para ter um ano de carência, pagar em dez anos, isso pra mim, essa é uma posição minha.", disse Paulo Rocha antes de ser interrompido pela plateia formada por funcionários da gestão.
Após ser interrompido, e atacado verbalmente por parte da plateia presente, Paulo Rocha disse que; "Vou concluir dizendo para todos nós e a sociedade acarauense, eu não aceito nenhum colega nosso aqui de vereador, seja ele quem for, dos 15 vereadores, ser destratado, ser maltratado, ser caluniado, porque decidiu votar a favor ou não. A função de um vereador não é seguir orientações quando ele não lhe convêm, a função de um vereador e seguir a votação como ele entende que deva ser, não com orientações, pressões, ameaças."
"Quero dizer que esse projeto é magnifico, é importante, é maravilhoso pro Acaraú, mas nós temos verbas para ele, nós temos 270 milhões de reais, o que eu estou sendo contra é que a sociedade não pague juros, não compre dinheiro, comprar dinheiro é caro.", disse Paulo Rocha. O vereador disse ainda que "Acaraú tem 120 milhões de divida, ai você junta mais 30 milhões, 150 milhões de reais, vai faltar dinheiro para merenda, para o remédio, dinheiro para a estrada, dinheiro para melhorias, dinheiro para tudo. E queria dizer para a sociedade que esse discurso de dizer quem vota contra é contra a sociedade, ele é um discurso de hipócritas, de demagogos, de desrespeitosos com esta casa. Eu estou votando com a minha convicção, com a minha consciência. Ora se eu estou entendendo que contrair empréstimo é algo exorbitante, ninguém sabe como vai ser o governo federal, o governo estadual, o Brasil está em crise financeira, o estado está em crise financeira, o próximo ano será difícil".
Paulo Rocha concluiu dizendo que "falta apenas 45 dias para encerrar o ano de 2022, esse projeto poderá voltar em um outro formato em 2023, e eu estarei aqui para agente discutir a melhor forma de poder fazer porque essas obras nenhuma são urgências e emergências. Eu não fui convidado pra sentar sobre o projeto para saber se realmente precisa de seis milhões para comprar lampadas de led, eu não fui consultado para saber sobre o palácio municipal, não, mandam pra cá e agente tem que votar. Obra se faz com emendas parlamentares que eu aprendi, obra se faz com emenda do governo, obra se faz com verbas que vem pra cá, mas contratar empréstimo para fazer obra é estranho pra mim, por isso estou aqui já decidindo que não é o ideal para o Acaraú nesse momento."
O projeto foi desaprovado. Foram 7 votos contra o projeto, 6 a favor e 1 abstenção. Votaram contra os vereadores Ênio Andrade, Claudenir Silveira, Júnior Mundó, Rogério Silveira, Manoel do Neném, Paulo Rocha e Jarbas Nascimento. Votaram a favor os vereadores Gleison Rodrigues, Cláudio Jean, Erineuza, Colombo, Paulo Silveira e Pedro Filho. O vereador Gaguinho do Cedro se absteve da votação. O presidente da Câmara Edilson Salgueiro só votaria em caso de empate.
Vereadores da base que não votaram a favor sofreram ameaças de integrante do 1º escalão da administração que estavam presentes na votação. "Toda ação tem uma reação", falou um deles. Já o inicio desta semana, o vereador Paulo Rocha teve nomes indicados por ele para compor a administração, demitidos como forma de represália.
Nesta última quarta-feira, 16/11, o Tiro de Guerra 10-018 de Acaraú, realizou a Cerimônia de Licenciamento da Turma Bicentenário da Independência. A formatura foi presidida pelo Sr. General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, Comandante da 10ª Região Militar, e contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como personalidades de Acaraú.
Durante a solenidade foram entregues as divisas de Cabo aos Monitores promovidos, Diplomas de Honra ao Mérito e brindes aos destaques do ano. A tropa foi comandada pelo Monitor Ângelo, destaque geral da turma. Destacam-se o canto da Canção do Exército e a vibrante oração do Atirador, conduzida pelo Monitor Carlos.
O Comandante da Região aproveitou a oportunidade para entregar Diplomas de Amigo da 10⁰ RM a ex-atiradores que se destacaram nos últimos anos pelo apoio prestado ao TG 10-018 e à 10ª RM. O Sr. Cairo Forte, Secretário de Administração e Finanças, representava a prefeita de Acaraú, e o Sr. General Allão fizeram uso da palavra, parabenizando a turma pela conclusão dessa importante etapa na vida do cidadão.
As Praias do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE), de Muro Alto, em Ipojuca (PE) e a de Antunes, em Maragogi (AL) estão entre as preferidas dos brasileiros. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Booking.com, divulgada nesta quinta-feira, 17.11, com o objetivo de entender o comportamento do turista quando o assunto é praia. Outro destino paradisíaco, mas fora do Nordeste, também apareceu na lista, a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ).
Os estados nordestinos também lideram quando o assunto são as viagens futuras para destinos de Sol e Praia. As praias do Ceará foram as mais lembradas pelos entrevistados, seguidas pelas de Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco. Quando perguntados sobre quais estados possuem as melhores praias do Brasil, a lista é liderada pelo Rio de Janeiro com a presença ainda do Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. A pesquisa também apontou que mais da metade dos brasileiros buscam uma praia mais tranquila, com oferta de produtos e serviços.
Figurinha carimbada quando o assunto é praia bonita, a do Sancho, em Fernando de Noronha (PE) encanta os turistas, sejam eles brasileiros ou internacionais. A água cristalina, ideal para a prática de esportes aquáticos como o mergulho, a natação e o surf, encantam os visitantes da região. Durante o passeio pela Baía do Sancho, os visitantes podem visitar o mirante com vista para o Morro Dois Irmãos, reconhecido como um dos cartões postais do arquipélago.
Outra que também tem aparecido constantemente na lista de preferências dos viajantes é a Praia de Jericoacoara. O local já foi escolhido pelos seguidores do TripAdvisor como o melhor destino turístico da América do Sul e o 3º do mundo entre 43 destinos pesquisados. A antiga vila de pescadores é acessada por uma estrada de terra de 20 km, em carros tracionados, a partir de Jijoca de Jericoacoara onde termina o asfalto.
As Praias de Muro Alto, em Ipojuca (PE), e a de Antunes, em Maragogi (AL), arrancam suspiros dos turistas e até mesmo dos moradores locais. A primeira recebeu este nome porque literalmente tem uma grande barreira de arrecifes que bloqueia a água, proporcionando uma praia calma e tranquila. Por isso é propícia para a prática de esportes como Stand Up Paddle e Kite Surf. Como está afastada do centro de Porto de Galinhas, pode ser considerada uma praia “exclusiva” e concentra vários resorts da região.
Já a segunda, no meio de tantos coqueiros demonstra um verdadeiro paraíso com água morna e uma areia branquinha e macia. O seu mar azul, que pode ser confundido ao longo do horizonte com o céu, encanta os turistas que visitam Maragogi. Um atrativo que vale a pena conferir.
Os campi de Acaraú e Paracuru do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançaram Processo Seletivo Complementar para seleção de alunos de cursos técnicos de nível médio. Ao todo, são 119 vagas.
Os cursos são do tipo subsequente - voltados para quem já concluiu o ensino médio. Confira as oportunidades:
Acaraú
- Eventos (noturno - 25 vagas)
- Meio Ambiente (matutino - 23 vagas)
- Restaurante e Bar (matutino - 30 vagas)
Paracuru
- Meio Ambiente (matutino - 27 vagas)
- Redes de Computadores (matutino - 14 vagas)
A seleção acontece em fase única, que consiste na análise do histórico escolar. Não será cobrada taxa de inscrição.
As inscrições acontecem em duas fases: primeiro, os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico on-line no portal Q-Seleção, de 21 a 30/11/2022. A etapa seguinte prevê a entrega, no campus de interesse, da documentação descrita no edital, até 1/12.
A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na manhã do dia 12 de novembro de 2022, de queda na água e desaparecimento de um (01) tripulante da embarcação “GEISA SANTOS”, nas proximidades da Praia de Tatajuba, em Camocim (CE).
De imediato, a MB iniciou uma Operação de Busca e Salvamento, coordenada pelo Salvamar Nordeste, com a participação da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), que está empregando as Embarcações “CAVALA” e “SÃO MARCOS”, além do Navio Patrulha Grajaú, que tem previsão de chegada na área de busca na noite desta quinta-feira (17).
Adicionalmente, foi emitido Aviso aos Navegantes e está sendo realizado contato com a comunidade marítima, no intuito de ampliar a divulgação sobre o ocorrido e alertar todas as embarcações que estão navegando em áreas próximas ao desaparecimento para apoiar nas buscas. Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido. A MB disponibiliza o telefone 185 para denúncias e comunicação de emergências marítimas e fluviais.
Entenda o Caso
Pescadores saíram para pescar em uma canoa por volta das 21h de sexta-feira, 11, e já por volta das 06h da manhã de sábado, 12, a vítima estava puxando a rede de pesca quando em certo momento se agachou na proa da canoa e caiu no mar. Os companheiros perceberam e um deles ainda mergulhou na tentativa de salvá-lo, mas a vítima teria afundou muito rápido, sem chance de alcançá-lo. Segundo informações prestadas por familiares, o pescador tinha problemas de epilepsia e acreditam que ele deve ter sentido algum sintoma da tal doença, o que fez com que ele caísse no mar, segundo informações do Blog Camocim Policia 24h. O pescador desaparecido foi identificado como Antônio Moraes de Almeida (48), morador da praia de Tatajuba, em Camocim.
O Senador Cid Gomes (PDT), visitou a obre de reforma do Hospital de Traumortopedia de Acaraú, que hora se fala ser municipal e hora se fala ser regional. Cid foi recebido pela prefeita Ana Flávia (PSB), a secretária de saúde Ana Paula, e o deputado federal Robério Monteiro (PDT).
Cid fez um tour por algumas dependências do hospital. O senador parabenizou a prefeita e disse que o mais difícil é manter, e terá que ter ajuda do estado e dos demais municípios da região, se colocando a disposição para ajudar.
Cid quando foi governador, na campanha da sua reeleição, em 2010, chegou a prometer em Acaraú o funcionamento do hospital. Na calçada do Mercado da Carne ainda perguntou aos presentes se na inauguração queriam o show do Aviões do Forró.
Cid chegou a concluir a parte física do hospital, mas o município teria que bancar a manutenção. Sem condições financeiras de manter o hospital sem a ajuda do estado, a gestão na época não colocou para funcionar.
Após ficar pronto e não ter entrado em funcionamento, Cid chegou a apoiar durante visita ao evento Festival do Camarão de Acaraú, em 2011, que o prédio do hospital recebesse uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA. Na época o desejo de transformar a estrutura sem uso em uma UPA era do deputado Duquinha, que fez a declaração ao lado do governador Cid Gomes, que aprovou a ideia.
Três professores da rede pública estadual de ensino do Ceará “acertaram” o eixo temático da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O tópico em questão, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, foi trabalhado pelos docentes em atividades práticas durante o ano letivo, o que possibilitou aos estudantes ampliar o repertório de conhecimentos e ter mais facilidade na escrita do texto.
A professora Núbia Rocha, da Escola de Ensino Médio (EEM) Nazaré Severiano, localizada em Santana do Acaraú, propôs tarefas com temas correlatos ao do último Enem em mais de uma oportunidade ao longo de 2022. Nos exercícios, os alunos foram desafiados a escrever sobre, por exemplo, a “invisibilidade dos povos ciganos” e “os caminhos para efetivar a Educação Indígena no Brasil”.
Além disso, a educadora havia feito a leitura da obra literária “Torto Arado” junto com os alunos. O livro, cujo enredo ressalta a importância das comunidades tradicionais, foi lido, interpretado e discutido em encontros presenciais e virtuais, chamados de “Tertúlias literárias dialógicas”. Cada aluno ficava responsável pela apresentação de um capítulo.
Esta é a segunda vez consecutiva que a professora realiza o feito. No ano passado, Núbia havia acertado o tema cobrado na prova de redação do Enem 2021, tendo exercitado em sala de aula, de maneira antecipada, o tema da “invisibilidade social associada à falta de documentos pessoais”.
“É uma injeção de ânimo para que eu continue fazendo esse trabalho. O mais importante não é acertar o tema em si. Eu procurei construir, junto aos alunos, uma consciência sobre a importância desses povos. Os temas que trato em sala não são escolhidos com base em achismo, ou retirados de plataformas de redação. São fruto de muita pesquisa em portais de notícias, em sites dos poderes Executivo e Legislativo, consultando os projetos de lei que estão em trâmite e anotando na minha agendinha, buscando transformar aquelas manchetes em temas de redação”, explica Núbia.
Questão da atualidade
Dalvan Linhares, professor da EEM Ayres de Sousa, na localidade de Jaibaras, em Sobral, diz ter ficado “em êxtase” quando viu a divulgação oficial do tema da redação do Enem 2022. Isso porque, mesmo não tendo acertado o exato recorte cobrado pelo Exame, trabalhou “a importância de valorizar a população indígena no Brasil”, trazendo argumentos abrangentes, que caberiam na definição escolhida pelo Enem. “Foi muito gratificante e tranquilizador, uma vez que o maior receio dos alunos é paralisar frente à frase temática”, explica.
Dalvan apresentou a proposta de produção textual em 22 de agosto passado, devido à discussão que era recorrente nos meios midiáticos, após casos de violência contra indígenas.
“Sempre busquei, em minhas aulas de redação, focar nas problemáticas de minorias brasileiras, ampliando o repertório sociocultural dos alunos para tais assuntos. Ao ver que o tema englobou o que trabalhamos, tive certeza de que meus alunos teriam bagagem cultural e conseguiriam desenvolver uma linha argumentativa consistente. Agora, com a sensação de dever cumprido, fica a ansiedade pela divulgação dos resultados e a torcida para que meus alunos consigam pontuações exitosas e o tão sonhado ingresso no Ensino Superior”, projeta.
Ação conjunta
Na EEM Monsenhor José Augusto da Silva, em Camocim, o eixo temático do Enem 2022 foi antecipado em uma atividade interdisciplinar, realizada durante um aulão preparatório. Na ocasião, a professora de geografia da unidade de ensino, Suinária Oliveira, contou com o apoio do professor de Redação Diogo Rocha, que é lotado na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, também em Camocim. Diogo foi convidado a contribuir com a exposição.
A ideia era que a professora contextualizasse sobre o tema apresentando um cenário histórico e atual, com dados sobre demarcação de terra indígenas, marco zero, garimpo ilegal, desmatamento, avanço das fronteiras agrícolas, covid-19 e políticas públicas para o setor. Após a palestra, o professor Diogo detalharia sobre as habilidades que os alunos precisariam desenvolver para escrever de forma a atender aos requisitos da redação do Enem.
“No caso da nossa aula, além dos alunos obterem as informações necessárias acerca do tema, a orientação do professor de redação ajudou a efetivar o processo de ensino e aprendizagem”, considera Suinária.
Diogo pondera que este tipo de iniciativa favorece a integração de saberes. “Nesse sentido, o diálogo entre as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias converge para o sucesso dos estudantes. Com a prova do Enem do último domingo (13), tivemos respostas positivas de que o trabalho interdisciplinar fortalece as aprendizagens”, pontua.
Enem Não Tira Férias
Além dos casos pontuais de professores que trabalharam de forma antecipada a temática da redação do Enem 2022, o projeto “Enem Não Tira Férias”, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), abordou o assunto em uma live transmitida pelo Youtube no último dia 20 de julho, que foi disponibilizada a todos os alunos da rede estadual.
O projeto, desenvolvido anualmente desde 2016, visa fortalecer a preparação dos alunos inscritos no Exame durante o mês que normalmente é destinado às férias escolares, fazendo parte de uma ação maior, denominada “Enem Chego Junto, Chego Bem”.