Oito escolas da rede pública de ensino do Ceará foram selecionadas, entre as 250 instituições do Brasil, para participar do projeto piloto “Robótica Espacial”. O projeto é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília (UnB) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB). Ao todo, cerca de 11 mil estudantes do País, do 6º ao 9º ano, integram o programa, que teve início na última segunda-feira, 10.
Ao todo, oito instituições estão representando o Estado no projeto, entre elas a Escola José Teixeira de Albuquerque de Jijoca de Jericoacoara. O programa foi criado para preparar e despertar os jovens para as novas tecnologias, além do objetivo de reduzir as desigualdades por meio da Educação Digital, o programa, que ocorre de forma remota, disponibiliza uma plataforma pedagógica com simuladores que ensinam conhecimentos teóricos e práticos de robótica.
Os estudantes vão aprender a montar um robô Rover Lunar, inspirado na missão espacial Artemis da Agência Espacial Americana (Nasa). Os alunos poderão conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação até concluírem o projeto final.
0 comentários:
Postar um comentário