quinta-feira, 11 de março de 2021

Secretaria de Cultura de Acaraú comete gafe ao homenagear Nicodemos Araújo


Nesta última quarta-feira, 10/03, o Governo de Acaraú, através da Secretaria de Cultura, cometeu uma gafe ao homenagear (uma justa homenagem) o poeta Nicodemos Araújo pelos seus 116 anos. O município tirou de Padre Antônio Tomás o titulo de Príncipe dos Poetas e colocou no homenageado. Na página no youtube do município um vídeo da homenagem tinha como título "Homenagem ao Príncipe dos Poetas, Nicodemos Araújo.". O título de príncipe também foi em um card divulgado nas redes sociais.

Homenagem

O município convidou seu neto, o escritor e professor Dimas Carvalho, para declamar um poema escrito por ele em homenagem ao poeta. O local escolhido para a homenagem foi a Biblioteca Municipal, que leva o nome de Nicodemos Araújo. O poeta nasceu a 10 de março de 1905 no povoado de Santa Cruz, hoje cidade de Bela Cruz. Nicodemos Araújo foi autor do hino do município de Acaraú.

Nicodemos escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia. Pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e a União Brasileira de Escritores. Faleceu na cidade de Acaraú, a 23 de junho de 1999, sendo sepultado no dia seguinte em Bela Cruz, sua cidade natal.

0 comentários:

Postar um comentário