quinta-feira, 18 de março de 2021

Estado recomenda abrir postos 24h e usar seus pontos de oxigênio em cidades com hospitais colapsados. Em Acaraú ainda há relatos de postos fechados

UBS - Aranaú

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) lançou, nesta quarta-feira, 17, uma nova versão de protocolo com orientações sobre atentimentos e isolamento social destinadas ao municípios. Estão entre as recomendações a abertura de postos de saúde 24h, com disponibilização de pontos de oxigênio.

O documento recomenda a reestruturação de serviços das unidades de atenção primária, que são, principalmente, os postos de saúde. Além de orientações sobre como tratar casos de Covid-19 nos postos, o documento indica que, caso o sistema hospitalar esteja com “grande pressão”, as unidades devem ficar abertas 24h para receber pacientes.

O protocolo ainda orienta que seja considerada a possibilidade do uso de pontos de oxigênio presentes nas unidades nos casos de colapso de hospitais. Conforme a Sesa, essas duas medidas devem ocorrer em cidades onde os hospitais não dispuserem mais de vagas para receber pacientes. Cada município deve agir conforme o cenário do seu território.

Os postos de saúde com estrutura terão que atender pacientes encaminhados por hospitais para oxigenação de caráter no qual os postos conseguem atender, como as nebulizações. O protocolo também recomenda pagamento extra para os servidores municipais e a ampliação da rede de atenção primária como um todo, incluindo a garantia de mais equipes de profissionais e insumos para o atendimento.

Em Acaraú a situação dos Postos de Saúde preocupam a população neste momento de pandemia. Em Barrinha de Cima o Posto de Saúde está fechado, em Ostras, o ponto de apoio também está fechado. Em Olhos D'água, assim como em tantos outras localidades, segundo moradores, não há médico e nem enfermeiro. Há regiões que ainda não há sequer agentes de Saúde. Em Aranaú, moradores informaram que o UBS não estaria mais atendendo em plantão de 24 horas nos finais de semana.

0 comentários:

Postar um comentário