sábado, 27 de março de 2021

Porta Voz da Comissão Extraordinária de Enfrentamento a Covid-19, põe em xeque exames realizados por laboratórios particulares de Acaraú


O porta voz da Comissão Extraordinária de Enfrentamento a Covid-19, Thalles Walker, que exerce o cargo de Secretario de Turismo e Cultura, no município de Acaraú, concedeu no último dia 19 de março, entrevista a Rádio Acaraú FM, de propriedade do deputado federal Robério Monteiro, esposo da prefeita Ana Flávia. A entrevista foi concedida ao radialista Eliakin Silveira, Chefe de Gabinete do Município.

Thalles Walker trouxe informações sobre a Covid-19 no município e as ações que estão sendo realizadas. Disse que os números estão em ritmo de crescimento e que a cada 2 (duas) pessoas testadas 1 (uma) dá positivo. Na entrevista ele informou que até a quinta-feira, 18, mais de 300 pessoas foram testadas, sendo que 180 deram positivo, mais de 50%. Os casos mais leve é encaminhado para casa e é prescrito uma medicação, quem está apresentando febre ou sintomas mais graves, são encaminhados para a UPA-24h.

Sobre os exames de um paciente dar positivo no Centro de Testagem e negativo em farmácias e laboratórios, Walker ressaltou ainda que há uma diferença entre o exame realizado no Centro de Testagem e o realizado em outros lugares. "Não é que o exame que você faz em outro lugar não tenha validade, isso é importante deixar claro", disse completando: o exame que é feito hoje dentro do Centro de Testagem é um exame feito por profissionais que passaram por especialização.

De acordo com publicação no perfil do governo no Instagram, os exames realizados no Centro de Triagem são o Teste Rápido de Antígeno e o Swab RT-PCR que utiliza um cotonete para retirar amostras da cavidade nasal, e que segundo o secretário, se o exame com um profissional que não sabe o que está fazendo, ele pode colher apenas o material do nariz que talvez dê negativo, explicou ele. Disse ainda que todos os profissionais no centro de Testagem são biomédicos, médicos, enfermeiros, e que o exame no centro é eficiente.

0 comentários:

Postar um comentário