segunda-feira, 28 de setembro de 2020

China suspende importação de peixes da Monteiro Pescados de Itarema após lote ter testado positivo para Covid-19


A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) anunciou na última sexta-feira, 25/09, a suspensão das importações de peixe da empresa brasileira Monteiro Industrial de Pescados, sediada em Itarema/CE, depois que um lote de peixe espada congelado enviado ao país ter testado positivo para Covid-19. O embargo passou a valer a partir deste sábado, 26/09.

Desde 15 de setembro, os chineses têm adotado a suspensão automática de uma semana a empresas que apresentem lotes contaminados por uma ou duas vezes. Segundo a GACC, as medidas visam “evitar que a nova epidemia de coronavírus importe riscos por meio de alimentos importados”. Nos casos em que houver teste positivo em mais de três situações, a suspensão será de quatro semanas e será retomada automaticamente após esse período.

A Monteiro Industrial Pescados é a primeira empresa do setor de ter suas exportações suspensas para a China. Ela ainda não se manifestou sobre o caso. O Globo Rural entrou em contato com a empresa por telefone, mas ninguém atendeu.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), Eduardo Lobo, confirmou a suspensão da unidade de beneficiamento de pescados itaremense e revelou surpresa com a notificação.

0 comentários:

Postar um comentário