quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Acaraú no combate ao Trabalho Infantil

Na ultima sexta-feira, 25, o prefeito municipal de Acaraú Alexandre Gomes, esteve presente na Câmara Municipal de Fortaleza para o lançamento da campanha “É da Nossa Conta! Sem Trabalho Infantil e pelo Trabalho Adolescente Protegido”, no Ceará com o objetivo de dar visibilidade ao tema do trabalho infantil e adolescente no nosso Estado.

A campanha colaborativa “É da nossa conta!” é uma iniciativa da Promenino Fundação Telefônica, em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência) e OIT (Organização Internacional do Trabalho) que tem como um de seus objetivos centrais incentivar o envolvimento da sociedade nos debates sobre o trabalho infantil.

O Prefeito Alexandre, que estava junto aos jovens acarauenses presentes ao evento, ressaltou que o município de Acaraú vem abraçando a causa, dando todo apoio necessário à campanha que inclusive já esteve em nossa cidade na última terça-feira, 22.

“A ideia é que outras ações aconteçam a partir da campanha. Ela pode ajudar a engajar e articular atores sociais e discutir de que forma pode ser continuado e fortalecido o combate ao trabalho infantil”, afirmou o coordenador da ONG Cipó Comunicação Interativa, Nilton Lopes.

Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Antônio Lima, a importância da participação social é fundamental. “Os órgãos do poder público e a sociedade civil organizada são articuladores, mas as ações só serão efetivas e terão resultados se toda a sociedade participar. Por isso que temos que ressaltar sempre para que as pessoas não aceitem, não concordem, denunciem e busquem atitudes que não permitam a exploração de crianças e adolescentes”.

“Precisamos avançar na promoção da educação integral e escola em tempo integral, e também investir em políticas de fortalecimento às famílias para que não precisem mais de programas de repasse de verba”, aponta Lima. “Estamos reunindo alguns atores importantes e esperamos que saiam ações práticas que sejam executadas de forma conjunta”, conclui o coordenador da Cipó sobre os próximos passos. 

A campanha “É da Nossa Conta! 2013” termina no início de novembro, em Recife.

0 comentários:

Postar um comentário