quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Municípios aguardam novos médicos

Os municípios do Interior que integram a primeira etapa do programa Mais Médicos vivem a expectativa de chegada dos profissionais de saúde, a partir da próxima segunda-feira (23). Cada cidade elabora uma programação específica, mas, no geral, está previsto que nos primeiros dois dias não haverá atendimento à população. Serão dedicados ao conhecimento do sistema local de saúde, da equipe e dos locais de trabalho.

A partir da próxima semana, 34 médicos, sendo 28 cubanos, três espanhóis, dois portugueses e um brasileiro com diploma no exterior começam a trabalhar no Interior do Estado. Os municípios cearenses que receberão os profissionais são Maracanaú (1), Reriutaba (2), Cruz (2), Ipu (2), Itapajé (2), Marco (2), Morada Nova (2), Quiterianópolis (2), Santana do Acaraú (2), Acopiara (3), Amontada (3), Catarina (3), Granja (3), Acaraú (3), Horizonte (1) e Itapipoca (1). Todas essas cidades possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Nas duas últimas semanas, representantes do Ministério da Saúde, no Ceará, Maria Tereza Malrena, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS),para o programa Mais Médicos, o cubano Manoel Hernandes Barroso, visitaram as cidades atendidas nessa primeira etapa para conhecer e avaliar os futuros locais de trabalho e esclarecer dúvidas entre os gestores.