O Programa Mais Médicos vai começando a ser implantado no Ceará após muitas discussões e polêmicas. Um total de 26 profissionais brasileiros que irá participar das atividades no Estado foram recebido pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã de ontem, 02.
Esses profissionais são os mesmos que realizaram a prova do Revalida no dia 25 de agosto. Estando aptos ao trabalho, os médicos irão se reunir, também, com gestores de postos de saúde para entenderem a dinâmica do dia a dia.
O Mais Médicos foi lançado pela presidente Dilma no dia 8 de julho e visa ampliar o número destes profissionais em regiões carentes.
Na primeira seleção do programa, 1.096 médicos com diplomas do Brasil confirmaram sua atuação em 454 municípios do País. No Ceará, serão 106 médicos brasileiros espalhados por 47 cidades. Esses profissionais irão a partir dessa semana começar a atuar em unidades básicas de saúde no interior do Estado e na Capital.
Os 26 médicos que trabalharão em Fortaleza (todos brasileiros) são oriundos de cursos de medicina de Cuba e dos estados do Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
As cidades do Interior do Ceará, como Acaraú, Horizonte, Icó, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú e Maranguape serão os municípios que receberão os 11 profissionais estrangeiros que virão trabalhar no Estado.
Diario do Nordeste