segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cruz e Jijoca com representantes na Feira das Américas

Institucional, Beach Park, Rota das Emoções e artesanato mostraram o Ceará em estandes exclusivos na feira

O destino Ceará foi promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) na Feira de Turismo das Américas, entre os dias 4 e 8 deste mês, no pavilhão de exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. O estande institucional teve a parceria do IPark, que deu boas-vindas aos visitantes com saborosos drinques e caldo de cana da Ypióca. Dividir os espaços não parece ter sido uma experiência positiva, pois os estandes não tiveram grande movimentação do público.

Segundo a assessoria de imprensa da Setur, a delegação do Ceará no evento teve 150 participantes, incluindo representantes de 20 municípios - empresários e gestores ligados ao setor. Os municípios mencionados foram: Aquiraz (12), Aracati (1), Barbalha (4), Beberibe (7), Camocim (4), Canindé (4), Cascavel (5), Crato (2), Cruz (1), Fortim (2), Icapuí (1), Jijoca de Jericoacoara (2), Juazeiro do Norte (2), Maranguape (1), Paracuru (3), Paraipaba (1), Santana do Cariri (1), São Gonçalo (1) e Trairi (2).

Além destes, foram representadas as seguintes empresas e órgãos oficiais: Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Sebrae, Beach Park, IPark e Engenhoca, localizado em Aquiraz. De Beberibe, compareceram a prefeita Michele Queiroz e a secretária de Turismo, Diana Queiroz. Fortim foi representado pela prefeita Adriana Pinheiro e o secretário de Turismo, Flávio Marcelo Pinto. A participação dos municípios é uma iniciativa que visa potencializar as ações de promoção da Setur, inserindo o trade como parceiro de todas as horas.

 O estande do Ceará, com a presença oficial do secretário adjunto, Marcos Pompeu, ocupou uma área de 100 metros quadrados e foi ambientado com painéis fotográficos promovendo as regiões do Estado: Litoral Leste, litoral Oeste, serra, sertão e Fortaleza, com destaque para o Centro de Eventos do Ceará. O Beach Park, em estande localizado na entrada do pavilhão, atraiu o público com fotos interativas das atrações e a presença de mágicos e palhaços em divertidas brincadeiras.

O artesanato cearense teve um showroom de 50 metros quadrados, montado em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart). Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a singularidade das rendas, artefatos em madeira e barro, brinquedos, assessórios de moda, roupas e diversas outras tipologias. As tradicionais garrafinhas de areia colorida foram feitas ao vivo, mostrando a habilidade da artesã Mavinier. 

O espaço coordenado pelo Sebrae mostrou os encantos do roteiro integrado denominado Rota das Emoções, que abrange Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.