terça-feira, 15 de outubro de 2024

Com 7 eleitos, cresce número de indígenas vereadores nas Câmaras Municipais do Ceará


As Câmaras Municipais são as casas da representação popular. Refletindo a presença indígena na população cearense (mais de 56 mil pessoas, conforme o último Censo do IBGE), 4 homens e 3 mulheres de diferentes etnias foram eleitos para um mandato de quatro anos, entre 2025 e 2028. O número representa um incremento em relação aos quatro eleitos no último pleito municipal, em 2020.

Conforme monitoramento da iniciativa Campanha Indígena, 34 indígenas - 19 mulheres e 15 homens - se candidataram para o pleito deste ano no Ceará. Destes, foram eleitos:

Andrea Kariri (PT) - São Benedito
Eliane Tabajara (PSD) - Poranga
Evandro Tremembé (PCdoB) - Itarema
Victero Bruno Kanindé (PSD) - Aratuba
Professora Marsilvia Potiguara (PT) - Monsenhor Tabosa
Vicentinho Potiguara (PSB) - Monsenhor Tabosa
Valdemar do Lajedo (PSB) - Monsenhor Tabosa

Juntos, os eleitos somaram quase 4,5 mil votos e são apelidados nas redes sociais de “Bancada do Cocar”, em referência ao adorno de cabeça feito de penas utilizado como símbolo da identidade indígena. 

Outros 24 candidatos cearenses ficaram na suplência, incluindo os dois que receberam as maiores votações entre indígenas no Estado: Dra. Laysa Tapuia (PSB), em Ubajara, e Cassimiro Tapeba (PT), em Caucaia.

Em Itarema, no Litoral Norte, Evandro Tremembé ressaltou a trajetória de luta dos povos originários cearenses. “Essa vitória não é só minha, é do povo Tremembé. É com a mente focada em melhorias para o futuro da nossa população que estamos juntos para abraçar e ouvir nosso povo”, declarou nas redes sociais.

Em todo o Brasil, 256 indígenas eleitos ocuparão Câmaras municipais e Prefeituras em todas as regiões do Brasil, a partir de 2025, conforme a Campanha Indígena. Foram 234 vereadores, nove prefeitos e 13 vices, escolhidos entre 2.506 candidatos.

Veja a lista dos Estados com mais eleitos:

Amazonas - 47
Pernambuco - 31
Paraíba - 23
Rio Grande do Sul - 17
Minas Gerais - 16
Mato Grosso do Sul - 15
Bahia - 14
Roraima - 12
Mato Grosso - 11
Pará - 10

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário