A produção das peças de crochê pelas alunas do curso “Artesã em bordado à mão” segue acelerada nos municípios de Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha, onde a qualificação está sendo realizada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Estrelas-do-mar, peixes e conchas são alguns dos motivos inspirados no litoral cearense que enfeitam roupas, chapéus, saídas de banho e outros acessórios, todos preparados sob a orientação de designers e artesãs experientes que guiam a produção da coleção que marcará o encerramento do curso nos próximos meses.
Ao todo, a qualificação possui 160 horas/aula e disciplinas que atravessam toda a rotina do pequeno empreendedor, como design, marketing e finanças. Assim, além de aprenderem novos pontos, estilos diferentes e exercitarem a prática, as alunas também estão sendo preparadas para alavancarem seus talentos no que diz respeito à divulgação dos produtos, negociação com clientes e fornecedores e controle de orçamento, dentre outros temas relevantes.
Coleção
As peças produzidas durante as aulas irão compor uma coleção especial que será apresentada à sociedade no encerramento do curso. As cores e os motivos feitos em crochê são todos inspirados no mar e na cultura cearense.
Sobre o curso
O curso “Artesã em bordado à mão” é ofertado pela Uece no âmbito do programa federal Mulheres Mil e em parceria com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). “O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, representando uma política pública que cria oportunidades de renda, trabalho e geração de riqueza, valorizando a capacidade de formação e empreendedorismo das mulheres”, afirma o coordenador geral do Pronatec/Funece e reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.
Ao longo do curso, as artesãs recebem ajuda de custo, apostila e kit do aluno (bolsa, camisa e material escolar), além de todo o material necessário para a confecção das peças durante as aulas. Ao final do curso, elas receberão um certificado da Uece.
0 comentários:
Postar um comentário