Um casal proprietário de uma academia em Jijoca de Jericoacoara, caíram em um golpe por volta das 19:00hs da última terça-feira, e acabaram fazendo um Pix. Do outro lado da linha, um elemento ligou para o celular da academia e disse que tinha um carro em frente com homens armados e prontos para atirar, caso a ordem deles não fosse obedecida. A dona da academia que atendeu a ligação acreditou que fosse uma ameaça real e fez um Pix de R$ 1.000,00 durante a ligação. Eles pediram mais e diziam que tinha uma arma apontada para o filho dela e se fossem contrariados iam atirar em todo mundo na academia.
A vítima conseguiu enviar mensagem para o esposo e pediu que ele fosse imediatamente para a academia e levasse a polícia. Quando seu esposo chegou ao local, encontrou a esposa caída no chão, bastante nervosa. Ele alertou a ela que tudo não passava de um golpe e que os bandidos estavam ligando de muito longe e que a ameaça não era real. De acordo com o Portal Jijoca Jeri Online, este tipo de golpe já fez outras vitimas em Jijoca de Jericoacoara. Pelo menos 10 empresários já relataram ter caído no golpe com o mesmo modus operandi.
No inicio do mês de Maio, um trabalho de inteligência realizado por equipes da Delegacia Regional de Sobral, da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), resultou na identificação de um grupo suspeito de praticar crimes de extorsão contra vítimas do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Acre. Policiais civis do Ceará cumprem, no dia 04/5, mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em desfavor do grupo criminoso. As ordens judiciais foram cumpridas dentro de uma unidade prisional do Rio de Janeiro, local onde os suspeitos se encontram recolhidos.
Os investigadores cearense tomaram conhecimento de que as vítimas, grande parte da região norte do Ceará, e, especificamente, comerciantes, recebiam ligações dos suspeitos, onde eram ameaçadas e coagidas a transferir valores estabelecidos pelos indivíduos, para as contas de outras pessoas que, com base nas investigações, pertencem ao mesmo grupo criminoso.
Diante dos detalhes do crime e o “modus operandi” dos alvos, os policiais civis conseguiram identificar que as extorsões eram feitas de dentro de uma unidade prisional, situada em Japeri, Região Metropolitana do RJ. Com isso, foi solicitado ao Poder Judiciário, os mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas contra o grupo já identificado. Com as decisões judiciais em mãos, os agentes foram até as unidades prisionais, onde realizaram vistorias minuciosas nas celas dos alvos. Lá, vários celulares, acessórios dos celulares, uma quantidade de drogas e duas facas foram apreendidos.
Apurações apontam ainda que os suspeitos, em apenas 15 dias, conseguiram captar aproximadamente R$ 50 mil. Com isso, a Polícia Civil do Ceará continuará com as investigações acerca deste grupo, com o objetivo de identificar outros partícipes deste esquema criminoso.
Blog O Acaraú com informações do Portal Jijoca Jeri Online
0 comentários:
Postar um comentário