Comerciantes da cidade de Acaraú, foram vítimas do golpe do PIX. O golpe, aplicado de forma simples, causou um prejuízos. Segundo os relatos, um casal (nome não foi divulgado) realizou alguns serviços e compras em comércios da cidade. Os falsos clientes sempre optava pelo pagamento dos serviços com PIX, sistema bancário de transferência eletrônica de valores.
O que os funcionários dos estabelecimentos demoraram a perceber, é que o comprovante de pagamento apresentado pela dupla de golpistas era falso. Até que notaram que os valores das despesas feitas por eles não entrou na conta dos prestadores de serviço. Foi ai que os funcionários perceberam que se tratava de um golpe.
“O casal enviava um print da tela com o valor a pagar. O pagamento mesmo nunca era efetuado”. Detalha um áudio que circulou pelas redes sociais. Devido o estabelecimento ser muito frequentado e o balanço financeiro não ser feito no ato da compra, houve uma demora em se notar o desfalque no faturamento.
Esse tipo de prática pode se enquadrar no crime de estelionato, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. Neste caso, ainda poderá haver um pedido na Justiça de reparação de danos morais e materiais.
PREVENÇÃO
As autoridades orienta como se prevenir e não cair neste tipo de golpe.
- Não se deve confiar em prints de telas, é importante verificar, imediatamente, se o valor já entrou na conta, antes até de emitir a nota fiscal. Vale destacar que uma das características do PIX é a transferência instantânea de valores. Se em poucos minutos o dinheiro não cair na conta do destinatário, algo com certeza está errado
- Observe se o cliente enviou um comprovante de pagamento via PIX, e não de agendamento. Um agendamento nem sempre garante que o dinheiro entrará na sua conta.
- Ao receber um e-mail de confirmação de pagamento, sempre verifique o endereço e provedor do remetente. Alguns criminosos são especializados em forjar comunicações.
Blog O Acaraú com informações do Portal Vale do Acaraú
0 comentários:
Postar um comentário