O Ceará terá sete novos campi de universidades estaduais e 16 novos cursos ofertados pelas instituições. A ampliação e interiorização foi detalhada pelo governador Camilo Santana na manhã desta quinta-feira, 3. No Litoral Oeste os novos campi e cursos serão distribuídos da seguinte forma:
Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA): 2 campi e 5 cursos
Campus no município de Acaraú, com os cursos de Agronomia e de Pedagogia
Campus no município de Camocim, com os cursos de Ciências Contábeis e de Engenharia de Pesca
Curso de Agronomia, no campus de São Benedito
Conforme o Governo, atualmente, as universidades estaduais cearenses estão presentes em 16 municípios. Com a expansão serão 23 cidades ofertando cursos superiores pela rede estadual, representado um aumento de 44%. O intuito é garantir a capacitação de mão-de-obra para atender a demanda existente em cada localidade e assim potencializar o desenvolvimento regional. "Foram feitos estudos técnicos por cada universidade para definir quais cursos e em quais locais seriam abertos", destaca Camilo. O gestor destaca ainda que os editais dos concursos para professores efetivos serão divulgados "em breve", ainda neste semestre.
Acaraú voltará a ter um Campi da UVA, que por muitos anos ofereceu o Curso de Pedagogia onde hoje esta sediada a Escola Roque Lopes, na Localidade de Lagoa Grande. Para atender ainda mais cidadãos, o governo do estado poderia estender os cursos do novo campi, pondo por exemplo Direito, Enfermagem, Engenharia, o curso de Medicina que foi anunciado para outras três cidades (Quixeramobim, Crateús e Crato), por exemplo, que são bastante procurados e fazem com que centenas de estudantes se desloquem diariamente da região para Sobral.
0 comentários:
Postar um comentário