A cearense Servtec Energia celebrou parceria com o Grupo Macquaire, da Austrália, um dos três maiores players mundiais do negócio de geração de energia eólica offshore. O projeto cearense prevê a construção de uma Central Eólica Marítima em águas de Acaraú, um município do Litoral Oeste do Estado. Sua potência instalada será de 3,48 GW (gigawatts, o equivalente a 3.480 MW). O investimento previsto será de R$ 50 bilhões.
A análise de todos os estudos demorará de três a cinco anos, segundo revela Lauro Fiúza Neto, sócio e diretor da Servtec Energia. Detalhe: a construção do empreendimento, mesmo depois de emitidas as licenças ambientais, só começará quando a energia a ser gerada tiver um ou mais compradores firmes.
O projeto previsto para o mar de Acaraú prevê a instalação de mais de 200 torres eólicas, cada uma com gerador de 15 MW. Uma das empresas do Grupo Macquaire é o Macquaire Bank, um banco de investimento com sede em Sidney, que, segundo seu site, administra recursos da ordem de 737 bilhões de dólares australianos (o equivalente a US$ 690 bilhões na cotação de ontem).
Já a Câmara Municipal de Acaraú anunciou para esta nesta quinta-feira, 03/02, às 10:00h, "Reunião Pública" no Plenário do Poder Legislativo Municipal para tratar sobre a implantação do Complexo Eólico Marinho Dragão do Mar em nossa cidade. No convite publicado nas redes sociais da Câmara diz que a reunião contará com a participação de representantes da Administração Municipal e da empresa QAIR MARINE BRASIL responsável pelo empreendimento.
Existem desafios sociais e ambientais que devem ser ultrapassados para a instalação do parque eólico offshore, como os potenciais conflitos socioeconômicos que poderão surgir entre os parques e as outras atividades já desenvolvidas. As comunidades litorâneas sobrevivem, principalmente, da pesca, do turismo e dos esportes náuticos, em especial o kitesurf. Além disso, deve ser valorizada a existência de recifes de corais únicos no mundo e dos bancos de algas que são verdadeiras maternidades.
0 comentários:
Postar um comentário