quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Município de Cruz começa a vacinar adolescentes


O município de Cruz, iniciou a vacinação de jovens com idades entre 12 e 17 anos. Desde a quarta-feira, 25, 1.531 jovens com idade inferior a 18 anos foram imunizados com as vacinas da Pfizer/BioNTech. O secretário da Saúde do Município, Evaldo Vasconcelos, expõe, entretanto, duas dificuldades sobre o processo de imunização da população: aqueles que recusam a vacina e a necessidade de apresentação do CPF para cadastro.

Em Cruz, o quantitativo de vacinados passa de 70% da população adulta do Município, com 16.488 pessoas que receberam a D1; 6.739 com a D2 e 630 com dose única. O município que está localizado no Baixo Vale Acaraú possui 22.887 habitantes, segundo o censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

“Nós já chamamos toda a população cadastrada com até 18 anos. Porém, é claro que há pessoas com mais de 18 anos que recusaram as vacinas, mas eu entendo que o momento não era de fazer uma busca ativa por essas pessoas”, conta o secretário, que acredita que o ideal é avançar e vacinar a população que realmente quer o acesso ao imunizante.

Além disso, independente da idade, para tomar a vacina a pessoa precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF). Juntamente com o CPF, o cearense precisa estar cadastrado na plataforma do Saúde Digital: “Aí é um problema que a gente precisa trabalhar. Só estão vacinando hoje as pessoas com cadastro na plataforma e possuidores de CPF”, relata Vasconcelos.

O secretário de saúde de Cruz afirma estar atuando para traçar estratégias que visam tirar a necessidade do CPF para realização do cadastro. “Já provoquei o Estado sobre a possibilidade de trocar o CPF por outro documento como o Cartão Nacional de Saúde, que todos podemos ter. Estamos nos organizando para conseguir. Sem CPF não tem cadastro e sem cadastro não tem vacina”, completa.

Evaldo Vasconcelos também afirma que a pasta está pensando em estratégias para levar as vacinas aos que recusaram os imunizantes. Conforme o ponto de vista do titular, em um futuro próximo haverá mais vacinas para realizar o resgate e uma busca ativa, estabelecendo um contato direto com os indivíduos que não quiseram receber a dose.

Com informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário