Camilo Santana (PT) ganhou dois presentes na manhã desta segunda-feira, 23. Foram duas declarações que dão como certa a candidatura do governador à única vaga de senador que o Ceará vai ter na disputa de 2022. Tão importante quanto as declarações é o peso político de seus autoores. No caso, o senador Cid Gomes (PDT) e, na sequência, o ex-presidente Lula (PT).
Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, Cid Gomes disse que a candidatura de Camilo a senador é “pule de 10”. Para os que não sabem, o termo “pule de 10” vem do turfe e é usado quando um cavalo é muito superior aos demais e sua vitória é tida como certa. Portanto, apostar nele é uma barbada.
É bom lembrar que foi Cid quem bancou politicamente a candidatura de Camilo a governador do Ceará, em 2014. Antes, já havia dado ao filho do ex-deputado Eudoro Santana papéis importantes em seu secretariado. Em 2012, Cid chegou a trabalhar para que Camilo fosse o candidato a prefeito de Fortaleza na aliança com o PT.
Na sequência do dia, o ex-presidente Lula, durante entrevista coletiva ao lado do próprio governador (veja imagem), declarou que Camilo “está com cara de senador”. O petista falou dando um tom informal. Todos riram. Porém, esse tipo de frase só surge quando há um forte processo de consolidação de uma tendência.
Lula falou mais: “No Ceará, nós (o petismo) tem uma tradição política forte. O PT vai discutir com todas as forças políticas que mantém relação aqui. Eu ainda não perguntei para o Camilo o que ele vai ser. Não sei se ele quer ser senador. Ele pode sair por que tem uma vice de confiança. Nem todo governador tem vice de confiança.
Focus.jor
0 comentários:
Postar um comentário