Há trinta anos, no dia 8 de julho de 1990, entrava no ar a Rádio Difusora do Vale Acaraú na frequência de 1.420 AM, que posteriormente passou a ser 1.100 AM, com 1kw de potência. Uma emissora com a responsabilidade de fazer uma comunicação capaz de transformar a ideia e a atitude das pessoas, se tornou uma referência na radiodifusão do Vale do Acaraú. O Programa mais antigo é o esportivo "Bola Pesada", no ar desde 1981, quando era apresentado ainda na então Rádio Rio das Garças.
No geral, a programação da Rádio Difusora é voltada para a informação, entretenimento e prestação de serviço aos ouvintes. A emissora figura como a 32ª na lista das 211 Emissoras de Rádio concessionadas pela ANATEL no Estado do Ceará.
Por cerca de 20 anos seus principais programas atraiam seus ouvintes com um primeiro lugar em audiência no Vale do Acaraú. Destacando-se o Informativo Difusora, o Show do Juca Branco, o esportivo Bola Pesada, o Show da Tarde, e irreverência do Balanço do Mar e do Sábado Show.
![]() |
Foto de 1993 durante o programa "Bela Cruz como Te Amo" |
No ano de 2012 a emissora passou por uma reforma geral e ganhou equipamentos digitais, inclusive com um transmissor AM digital e uma nova antena, conquistando um maior alcance e transmitindo aos seus ouvintes uma melhor qualidade de som, o que a fez alavancar cada vez mais a audiência no Baixo Vale do Acaraú.
Segundo pesquisa do IBGE, após a nova estrutura, a cobertura da Rádio Difusora na frequência AM rompeu as fronteiras do Baixo Vale Acaraú e chegou em cidades como Amontada, Camocim, Granja, Massapê e Martinopoles. Além claro de chegar com mais qualidade nas cidades de Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú.
Vale a pena fazer o registro de uma curiosidade: O Radialista Paulo Andrade recebeu em uma carta de um ouvinte residente nos EUA, registrando data, horário e local do ato da sua sintonização da Rádio Difusora e solicitando que a referida carta fosse respondida pelo envelope com endereço preenchido para que facilitasse assim a postagem da mesma.
Vale a pena fazer o registro de uma curiosidade: O Radialista Paulo Andrade recebeu em uma carta de um ouvinte residente nos EUA, registrando data, horário e local do ato da sua sintonização da Rádio Difusora e solicitando que a referida carta fosse respondida pelo envelope com endereço preenchido para que facilitasse assim a postagem da mesma.
Já passaram pelos microfones da Rádio Difusora os radialistas Jorge Ribeiro (in memoriam), Júlio Neto, Júlio Lopes, Eduardo Silva, Maurício Otoni, Reginaldo Silveira, entre tantos outros profissionais, além de profissionais que atuavam nos bastidores, como os operadores de áudio e as recepcionistas.
Em 08 de dezembro de 2019, com uma nova plástica, uma nova identidade visual e nova frequência, a emissora foi reinaugurada agora como Rádio Difusora FM 92.5, após migração do AM para o FM, com a presença de seus sócios, os deputados Aníbal Gomes, Duquinha e o prefeito Alexandre Gomes, além de ter recebido lideranças politicas de toda a região, ex-colaboradores e ouvintes históricos.
A nova programação entrou oficialmente no ar no dia 09 de dezembro, uma segunda-feira, trazendo uma nova proposta aos ouvintes, que logo reagiram colocando a emissora de volta ao topo da audiência não só em Acaraú, mas em toda a região. A emissora tem sua programação no ar 24 horas por dia e conta com uma programação que leva alegria, informação e esporte.
Com 3kw de potência a emissora está presente em todo o Baixo Vale do Acaraú, bem como nos vales do Curu, Aracatiaçu e Coreaú e na região metropolitana de Sobral, chegando na Serra da Ibiapaba e rompendo as fronteiras do estado chegando ao território piauiense e maranhense. A tecnologia, mas precisamente a rede mundial de computadores, a internet, se tornou uma aliada da emissora, que através de seu site, os aplicativos Rádios Net, Whatsapp, Instagran e das transmissões ao vivo via Facebook dão a oportunidade de moradores da região que hoje vivem em outros estados e países, ficar mais próximos de sua terra.
A emissora sempre se destacou pelas suas transmissões esportivas, como a Copa Vale nos anos 90, e diversas competições em toda a região. Outros momentos de grande audiência foram o show do Padre Fabio de Melo no aniversário de Acaraú em 2014, o evento Ceará Sem Drogas em 2016, que teve a participação do ex-jogador Casagrande, e mais recentemente, já na frequência de 92,5 o Acaraú Folia 2020, que teve show de Luan Santana.
Liderados pelo radialista Paulo Andrade, a emissora manteve em seus quadros os radialistas Juca Branco, Walter Paulo e Abelardo Martins. Trouxe de volta o radialista e blogueiro Jhônata Adams, e contratou o jovem e irreverente Diego Silva, revelação do rádio do Baixo Vale Acaraú, descobriu a jovem Jack Castro, o forrozeiro Alexandre Carvalho, o jornalista Manoelzinho Canafistula e o experiente jornalista acarauense, radicado em Brasília, Garcez Almeida, que faz a conexão Brasilia - Acaraú.
A verdade é que a Rádio Difusora do Vale do Acaraú Ltda, que tem como Diretora Presidente a Dra. Rossana Borborema, constitui um “divisor de águas” na vida de todos os moradores dos municípios do Baixo Vale do Acaraú, participando das conquistas e do progresso durante estes 30 anos, como um instrumento de prestação de serviços, veículo de informação, e transformação de pessoas, dando ênfase à cultura, à comunicação, à educação e ao entretenimento.
Parabéns a Rádio Difusora do Vale Acaraú, a Difusora FM, pelos seus 30 anos!
Fica A dica , poderiam aproveitar o momento difícil que pequenos empresários enfrentam, e fazerem anúncios de graça, pra ajudar os pequenos empresários e empreendedores neste momento difícil. Eu queria entender pq a dificuldade de vcs em praticar a solidariedade, vcs são devotos de São Francisco Do Canindé? Então: é dando que se recebe !
ResponderExcluir