segunda-feira, 1 de junho de 2020

Itarema entre os municípios que apresenta maior número de indígenas infectados com a Covid-19

O Ceará é o primeiro Estado do Nordeste e segundo brasileiro em número de casos de Covid-19 em povos indígenas, segundo boletim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, desta quinta-feira, 28. Em um intervalo de três dias, o Estado registrou aumento de 38 casos confirmados da doença, chegando a 110 notificações, o que representa 9,83% do total de confirmações de todo o território nacional - 1.119 casos. Em número de casos confirmados, o Ceará fica atrás, apenas, do Território Indígena do Alto Rio Solimões (319), no Amazonas.

Os municípios de Caucaia (48), Itarema (32) e Maracanaú (9) são os que apresentam maior número de indígenas infectados. Das 15 cidades com Territórios Indígenas, seis (Novo Oriente, Itapipoca, Boa Viagem, Poranga, Acaraú e São Benedito) não tiveram casos confirmados da doença. Em Itapipoca, por exemplo, as lideranças mantêm uma barreira sanitária para evitar a propagação do vírus.

Apesar do número já preocupante, grande parte dos casos confirmados e óbitos são subnotificados, segundo o assessor jurídico da Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Indígenas do Brasil, Weibe Tapeba.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário