Duas barreiras sanitárias da Secretaria de Segurança Pública de Acaraú e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, estão implementadas em Acaraú, nas duas principais entradas da cidade que adotou o isolamento social rígido a partir desde a última segunda-feira, 01/06. Além das barreiras fixas, há uma barreira móvel.
O novo decreto estadual para combate ao novo coronavírus, publicado no sábado, 30/05, prevê restrições de circulação e fechamento de estabelecimentos na Sede da cidade e nos Distritos e Localidades. Além de Acaraú, as cidades de Caucaia, Maracanaú, Camocim, Itarema, Sobral e Itapipoca, também passam pelas medidas que devem valer até dia 8 de junho.
Nas barreiras, os policiais militares, comandados pelo Major Veiga, os guardas municipais e os bombeiros civis verificam se todos os ocupantes dos veículos em circulação estão usando máscaras e o motivo pelo qual o deslocamento está sendo realizado. O prosseguimento da viagem só será liberado caso seja apresentada comprovação para justificar a saída. Militares da Polícia Rodoviária Estadual e agentes do Detran, também atuam no município.
As barreiras que atuam por 24 horas recebem o apoio do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública, e que também são utilizadas para esse fim e estão localizadas em locais nos quais é comum a presença de aglomeração.
Menbros do Comitê de Crise Contra o Covid-19 em Acaraú, destacaram que os transportes intermunicipais estão proibidos, o comércio essencial (supermercados, farmácias, frigoríficos, lojas de ração e etc) deve manter o controle de entrada de clientes e marcação para que se obedeça a distância de no mínimo 2 metros, funcionários com EPI's. Os comércios não essenciais devem vender apenas com entrega delivery, com atendimento npor telefone e internet.
Informam ainda que o prefeito vem trabalhando forte desde o início dessa pandemia para que a doença não chegasse a se espalhar no município mesmo sabendo que seria um desafio, tendo em vista, ser um município polo que abriga cinco agências bancárias e os maiores supermercados da região, além do Hospital Polo, Policlínica e CEO e clínicas.
Os fiscais do Comitê de Crise e os Bombeiros Civis, assim como os policiais militares, trabalham em 2 turnos para conferirem se o decreto está sendo cumprido. O não cumprimento do decreto poderá acarretar em multa e caçassão do alvará de funcionamento.
Disseram ainda que embora apresente o maior número de casos, Acaraú é a cidade que mais testa e também a que tem o maior número de curados. "O número de óbitos está desacelerando a cada dia. Já podemos perceber a melhora nos nossos controles diários, do efeito do isolamento da semana passada mas que está longe demais ainda satisfatório. O importante é todos entenderem, que só conseguiremos sair dessa situação, se cada um tomar consciência de suas responsabilidades para com essa situação e que cumpram o decreto e principalmente fiquem em casa. É o melhor remédio.", pontuou.
Uma ronda realizada pela Polícia Militar em locais que haviam o maior número de aglomerações, como pessoas caminhando e praticando o ciclismo mostra que o isolamento rígido já mostra seus efeitos com a diminuição de pessoas nas ruas e comércios não essências fechados (Veja o vídeo acima).
0 comentários:
Postar um comentário