quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

BELA CRUZ: Servidores em greve por atraso de salário ameaçam pedir cassação do prefeito

O município de Bela Cruz, enfrenta uma greve dos servidores por conta de atrasos de salários, que ocorrem desde julho passado, segundo a Fetamce, federação à qual o Sindicato dos Servidores Públicos do município é filiado. O processo de greve teve início no último dia 26 de janeiro. Ainda segundo a Fetamce, são 22 os municípios cearenses que se encontram na mesma situação.

Nesta segunda, 05/02, o prefeito Osmarzinho (que é o vice, mas exerce o cargo desde que o titular Cachimbão foi afastado pelo Ministério Público no ano passado) deveria comparecer a uma reunião com os servidores na Câmara Municipal, mas acabou não comparecendo e enviando um ofício, se desculpando pela ausência.

Segundo o advogado do sindicato, Valdecy Alves, “pegou muito mal a ausência do prefeito de Bela Cruz, que só foi justificada depois do horário que deveria ter começado a reunião. Mostrou desrespeito pelo Poder Executivo. Desconsideração com o servidor e que não está nem aí com a greve. Assim, a categoria aprovou um pacote de medidas radicalizando sua estratégia de luta”, afirmou ele em seu blog.

Ainda segundo o advogado, “não falta dinheiro” para pagar os servidores. Ele afirma que a folha de pagamento aumentou em 40% entre janeiro e agosto do ano passado, quando iniciou a nova gestão.

Medidas Após o não comparecimento do prefeito, os servidores deram um ultimato: exigiram a regularização da situação ou pedirão à Câmara que proceda com o pedido de impeachment do prefeito. Eles também decidiram manter a greve.

Retrospecto

A cidade de Bela Cruz teve três dos últimos prefeitos impedidos por corrupção, nos últimos 20 anos. Neste período, a cidade teve cinco gestores. O atual prefeito, Cachimbão (PTB) está afastado desde o ano passado, poucos meses após o início da gestão. Ainda não há um resultado definitivo da situação dele. Cachimbão já foi prefeito entre 2003 e 2008, sucedendo a ex-prefeita Vanusia Oliveira, que foi afastada por corrupção. Ele assumiu um final de mandato e elegeu-se em 2004. Vanusia havia se elegido em 1996, sendo reeleita em 2000, quando não terminou o mandato.

Em 2008, Cachimbão candidatou o sobrinho, Daniel (PMDB), que acabou derrotado para o opositor, Pedro Dutra (PSDB). Pedro foi afastado pouco mais de um ano após assumir, também por problemas legais. Daniel assumiu.

Em 2012, o grupo de Cachimbão perdeu novamente, dessa vez para Carlos Antônio (PSB e depois, PDT). Carlos terminou o mandato, mas foi derrotado em 2016, pelo atual afastado, Cachimbão.

Só Carlos e o próprio Cachimbão tiveram mandatos completos em Bela Cruz desde 2000. A cidade completa 61 anos de emancipação política de Acaraú no próximo dia 23 de fevereiro. O que comemorar?

Blog O Acaraú com informações
do Blog do Marcos Araújo

0 comentários:

Postar um comentário