O objetivo é antever problemas iminentes relacionados à práticas irregulares, que podem prejudicar a imagem e o bom uso da praia de Jericoacoara
Problemas de natureza ambiental em Jericoacoara, relacionados ao mau uso do sistema de esgoto e à exploração de recursos hídricos pelos próprios moradores e empresários, despertaram entidades do estado, município e de âmbito federal, a promoverem uma operação de combate à irregularidades no local. As ações iniciam a partir de segunda-feira, 19/02.
De acordo com Alceu Galvão, analista da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), o objetivo é antever problemas iminentes relacionados à práticas irregulares, que podem prejudicar a imagem e o bom uso da praia de Jericoacoara.
Os principais problemas são uso indevido da rede coletora, que pode ocasionar extravasamento de esgoto na praia, e a exploração sem controle de recursos hídricos, como a escavação de poços profundos.
A partir desta segunda-feira, 19, inicia a primeira fase das atividades, com campanha e ações de conscientização do uso correto de recursos naturais e preservação do meio ambiente, na praia de Jeri. Representantes das entidades também vão realizar visitas aos empreendimentos e promover reuniões entre autoridades, empresários, comunidade e associações de moradores.
Um escritório vai ser montado para que a população solicite as regularizações necessárias em seus imóveis. Todas essas ações devem ocorrer paralelamente e ser encerradas em 2 de março. Após esse período, inicia-se a fase de fiscalização. De acordo com o analista da Arce, os órgãos vão passar a aplicar as sanções cabíveis, como advertências, notificações e, em casos extremos, embargo.
Blog O Acaraú com informações do G1
0 comentários:
Postar um comentário