No início de setembro, membros do Comitê de Bacias Hidrográficas se reuniram em Sobral para discutir as medidas necessárias diante da seca. A maioria dos açudes do Acaraú está em situação crítica, muitos até secaram e várias cidades estão dependendo de poços profundos e carros-pipa.
As decisões tomadas no comitê priorizam o consumo humano para garantir água até o próximo inverno. Segundo o gerente do perímetro irrigado Araras Norte, José Odilon Brunn, a solução para não prejudicar os produtores seria a construção de novas barragens, mas esta seria uma alternativa a longo prazo. Para a crise, a única solução imediata é racionar.
A bacia é composta por 28 municípios e apresenta capacidade de acumulação de 1 bilhão de metros cúbicos de águas superficiais. São 14 açudes públicos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o comitê da bacia, instalado em 2005. O órgão colegiado tem participação de representantes da sociedade e das administrações municipais, estadual e federal.
TV Diario
0 comentários:
Postar um comentário