quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Comitê da Bacia no Acaraú adota racionamento para evitar colapso de água em 2015

No início de setembro, membros do Comitê de Bacias Hidrográficas se reuniram em Sobral para discutir as medidas necessárias diante da seca. A maioria dos açudes do Acaraú está em situação crítica, muitos até secaram e várias cidades estão dependendo de poços profundos e carros-pipa. 

As decisões tomadas no comitê priorizam o consumo humano para garantir água até o próximo inverno. Segundo o gerente do perímetro irrigado Araras Norte, José Odilon Brunn, a solução para não prejudicar os produtores seria a construção de novas barragens, mas esta seria uma alternativa a longo prazo. Para a crise, a única solução imediata é racionar.

A bacia é composta por 28 municípios e apresenta capacidade de acumulação de 1 bilhão de metros cúbicos de águas superficiais. São 14 açudes públicos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o comitê da bacia, instalado em 2005. O órgão colegiado tem participação de representantes da sociedade e das administrações municipais, estadual e federal.

TV Diario

0 comentários:

Postar um comentário