Um instrutor de kitesurfe foi atropelado perto da duna do Pôr do Sol, na praia de Jericoacoara, um dos pontos turísticos mais visitados do Ceará. Com a morte de Renato Araújo Pinho, o “Renato Shrek”, na última sexta-feira, 01, moradores de Jericoacoara marcam para esta terça-feira, 16 horas, uma caminhada pedindo paz e mais fiscalização nas dunas que é Área de Proteção Ambiental. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Renato Shrek pilotava uma motocicleta que foi atingida por com um caminhonete conduzida por um turista.
Segundo o fundador da Associação dos Bugueiros de Jericoacoara, Mastom Kennedy Pereira, a morte de Renato Shrek, revoltou os moradores da cidade. “Ele tinha ferimentos graves na cabeça e no tórax. Como também nos braços e nas pernas. O choque da caminhonete com a moto foi tão forte que partiu a motocicleta ao meio. Não tinha como o rapaz sobreviver com uma pancada daquelas. É um absurdo”, disse.
Pereira relata que o carro estava ocupado por duas pessoas. "Os dois [que estavam no carro] foram prestar depoimento na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara como também procuraram policiais do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará (Bptur). Prestaram depoimento e depois foram liberados”, disse Pereira, que há 30 anos trabalha como bugueiro na região.
Segundo ele, os turistas apresentavam sinais de embriaguez. "Os moradores que socorreram o rapaz disseram que o motorista, ao descer do carro, não conseguia ficar em pé'', disse.
A vítima foi levada em estado grave para o Hospital Regional de Sobral, a 123 Km de Jericoacoara. O rapaz morreu no hospital no início da noite de sexta-feira.
Fiscalização
Sobre a fiscalização na área, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) informou que o órgão não realiza blitze especiais em dunas, somente na praia. O Detran-CE reforça que todos os finais de semana desloca agentes de trânsito para patrulhar a região com o objetivo de evitar acidentes na área dos banhistas.
Investigação
Segundo a SSPDS, o turista envolvido no acidente foi identificado e mora na capital. A SSPDS, com base nas informações da Delegacia Municipal de Jijoca, o policial Militar que registrou o Boletim de Ocorrência informou que, ao chegar no local, a vítima já havia sido socorrida primeiramente ao hospital municipal e depois transferida para Sobral onde morreu no sábado pela manhã.
O condutor estava em uma S10 e a vítima em uma motocicleta. Segundo o policial militar, de acordo com a versão do condutor, a vítima teria atravessado o caminho e a colisão foi inevitável. O Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar foi convertido para inquérito policial e o caso deverá ser investigado.
De acordo com a Dra. Adriana, titular da delegacia de Bela Cruz, responsável pela área de Jijoca, nesta quarta-feira, 6, o veículo será periciado e o condutor do veículo deverá prestar depoimento.
O Povo e G1
0 comentários:
Postar um comentário