Técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), fiscalizarão, neste mês de julho, seis usinas de geração eólica. Nos dias 10 e 11, foram fiscalizadas as usinas de Ilha Grande, Boca do Córrego e Ribeirão, que estão em fase de construção e localizam-se no município de Amontada, distante 157km de Fortaleza. Já nos dias 17 e 18 será a vez das geradoras de Araras, Vento do Oeste e Lagoa Seca, estas localizadas no município de Aracaú, situado a 253km da Capital.
As usinas Araras, Vento do Oeste e Lagoa Seca, em Acaraú, cuja abertura da fiscalização acontecerá no dia 17, às nove horas, com a verificação dos documentos na sede da empresa que também situa-se na Capital cearense. Nesta última, a inspeção de campo acontecerá no dia 18, no município de Acaraú, em horário comercial.
Durante as ações serão fiscalizadas, ainda, as licenças ambientais, comercializações de energias e situações fundiárias, além do monitoramento eólico. Outro ponto importante que também passará pelo crivo dos analistas é a apresentação dos cronogramas de execução das frentes de trabalho.
O objetivo é, a partir das análises de dados e estratégias apresentadas, comprovar a factibilidade do cronograma e a conclusão das obras, segundo previsto e definido nas outorgas das usinas eólicas. A fiscalização nas usinas em construção tem o sentido de acompanhar as obras e verificar se as mesmas estão avançando em conformidade com o cronograma firmado junto à Aneel, garantindo que a energia esteja disponível dentro dos prazos estabelecidos.
Já no tocante às ações dirigidas ao parque gerador do Ceará, nas usinas em operação, o objetivo é garantir que os empreendimentos entreguem ao sistema elétrico toda a energia contratada, com a qualidade requerida.
0 comentários:
Postar um comentário