quinta-feira, 30 de maio de 2013

Conhecido no caso dos dólares na cueca, José Guimarães fecha com ex-prefeito de Acaraú

Ex alcaide acarauense visando as eleições de 2014 dá um fora no Deputado Federal Eudes Xavier, e fecha com o Deputado Federal José Guimarães, também do PT, e diz que toda a sua base politica também está com o novo apoiado. O acordo teria se firmado neste mês em um shopping da capital cearense. Eudes Xavier era apoiado pelo PT de Acaraú desde 2008, quando trabalhou fortemente na cidade para eleger o ex-prefeito. Em 2010 apoiado pelo ex-alcaide, Eudes foi o 2ª Deputado Federal mais bem votado da cidade com 4.258 votos, 7.230 a menos que o mais bem votado daquela eleição. Durante a campanha de 2012, Eudes também trabalhou duro para tentar reeleger o ex-prefeito, mais não obteve sucesso.

Dep. José Guimarães
O Deputado Federal José Guimarães é irmão de José Genoino, ex-presidente do PT, e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a seis anos e 11 meses de reclusão, no julgamento do mensalão. No auge do escândalo, em 2005, um assessor de Guimarães, que na época era deputado estadual, foi preso num aeroporto em São Paulo com 100 mil dólares escondidos na cueca, e mais 209 mil reais numa maleta de mão, quando embarcava para Fortaleza. O fato ocorreu no dia 8 de julho de 2005, em meio aos desdobramentos do mensalão, e precipitou o afastamento do então deputado José Genoíno da presidência do PT.
Em 2012 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) isentou o deputado José Guimarães (PT-CE), da acusação de envolvimento no episódio em que seu assessor, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas em São Paulo.