segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boato sobre fim do Bolsa Família leva multidão a agência da Caixa em Acaraú

Nas agências, os beneficiários dizem que o pagamento será suspenso. Lotação foi registrada em diversos municípios do Ceará.
Agência da Caixa Econômica de Acaraú na noite deste domingo, 19

Boatos sobre a suspensão nos pagamentos do Programa Bolsa Família fizeram centenas de pessoas irem à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Acaraú e em outras cidades do Ceará, para sacar o benefício liberado pelo Governo Federal. Uma multidão de beneficiarios foi vista na noite deste sábado, 18, e na manhã e noite deste domingo, 19, na agência da Caixa na Avenida João Jaime no Centro de Acaraú, que de instante em instante chegavam carros tipo pau de arara com centenas de beneficiários.

Ministério
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), também informou, por meio de nota, que "não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa". O Bolsa Família é um programa social de transferência de renda, do Governo Federal, que beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país. O calendário de pagamento do programa pode ser consultado através do site da Caixa Econômica Federal e pelo telefone 0800 726 0101.

Investigação
A Polícia Federal vai investigar a origem da onda de boatos, iniciada na tarde deste sábado  18, de que o governo federal iria suspender o Bolsa Família. A boataria levou a uma corrida a caixas eletrônicos de capitais do Nordeste por beneficiários que, assustados, tentaram sacar o benefício. Há relatos iniciais de confusão em Alagoas e Maranhão, por exemplo.

A PF foi acionada pelo ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) a partir de um pedido de Tereza Campello, titular do Desenvolvimento Social. Mais cedo, Campello havia divulgado nota negando que haja quaisquer mudanças no Bolsa Família, e que o cronograma de pagamentos segue o mesmo.

Balanço preliminar da Caixa Econômica Federal, que paga os benefícios, é de que o boato atingiu ao menos sete Estados. Os mais afetados foram Bahia, Paraíba, Pernambuco, Pará, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro. Nem o banco nem o Ministério do Desenvolvimento Social divulgaram um balanço preciso da extensão do problema. 

O programa, carro-chefe na área social do governo federal, atende 13,8 milhões de famílias.