segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SANTA QUITÉRIA: Prefeito é afastado e vice assume

Com o afastamento Chagas Mesquita da Prefeitura de Santa Quitéria em uma ação cautelar do juiz José Valdecí Braga, assumiu na noite da última sexta-feira, 30, na Câmara Municipal, o vice-prefeito Eduardo Sobral Monte.

Em sessão extraordinária que teve a presença de um público reduzido e com a participação de apenas cinco dos nove vereadores, o presidente da casa, Haroldo Martins Filho, empossou o novo mandatário. 

Após o juramento de posse, Dudu Monte disse: “Estou triste, mas ao mesmo tempo, feliz”. E explicou: “Triste pelo fato de estar substituindo ao Chagas nestas circunstâncias e feliz porque estou aqui porque o povo me escolheu”. O novo prefeito fez questão de tranquilizar o funcionalismo, dizendo: “não vou botar ninguém para fora”. Dudu ficará até o dia 31 de dezembro no comando do município, caso o prefeito afastado Chagas Mesquita não consiga uma liminar.

O prefeito empossado tem que tomar decisões urgentes, como a nomeação de membros da Comissão de transição, pois os membros indicados por Chagas Mesquita, alguns também estão impedidos, como é o caso de Arnóbio Parente, inclusive com seus bens indisponíveis e contas bloqueadas. 

Afastamento:

O juiz José Valdecy Braga de Sousa determinou o afastamento do prefeito de Santa Quitéria, Chagas Mesquita (PSD), de cinco secretários e quatro servidores por atos de improbidade administrativa. A decisão tem como objetivo garantir o andamento da instrução processual na apuração das irregularidades apontadas.

Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), o gestor desviou o montante de R$ 1.391.170,87, o que caracteriza apropriação indevida. A verba seria utilizada para pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais e do Imposto Sobre Serviço (ISS), entre outros.