Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará foi avaliado como o Estado mais desenvolvido da região Nordeste, além de subir duas posições no ranking nacional, saltando da 12ª posição para a 10ª, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que leva em consideração os seguintes aspectos de todas as cidades do Brasil: educação, saúde e geração de emprego e renda. Criado pelo sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o índice varia de zero a um, e acompanha anualmente a evolução socioeconômica de todos os 5.565 municípios brasileiros.
O último levantamento da entidade, divulgado no início desta semana, tem como referência o ano de 2010, quando o resultado cearense (a média das cidades) foi calculado em 0,7333, um avanço de 2,9% em comparação com 2009 (0,7129) e de 36,75% sobre 2000 (0,5362).
![]() |
Jijoca de Jericoacoara |
Em um olhar sobre a década, é importante ressaltar aqueles que mais avançaram no intervalo de dez anos, entre 2000 e 2010. No topo da lista aparece São Gonçalo do Amarante, que muito cresceu em função do Complexo Industrial Portuário do Pecém (Cipp). Em seguida, na ordem, destacam-se Madalena, Frecheirinha, Jijoca de Jericoacoara, Horizonte, Guaiuba, Banabuiú e Barroquinha.