O deputado João Jaime (PSDB) afirmou, na abertura da audiência realizada na tarde da última, terça-feira (21), pela Comissão de Cultura e Esportes, que o objetivo do debate era “coletar ideias e soluções, na tentativa de viabilizar melhorias para o futebol cearense”. O parlamentar, que foi o autor da iniciativa, destacou que é preciso “viabilizar o crescimento profissional e estrutural desses times, para torná-los mais competitivos”.
João Jaime explicou ainda que é preciso auxiliar o trabalho realizado pela Federação Cearense de Futebol (FCF), que não tem condições de suprir todas as necessidades dos times. O presidente da federação, Mauro Carmélio, disse que se não fosse pela ajuda dos prefeitos, muitos clubes do interior estariam em situação pior.
Segundo Mauro, é preciso trabalhar não apenas os clubes da Capital, mas também os do interior do estado com projetos de incentivos. Gregório Aurélio Alves, presidente da Associação Desportiva de São Benedito, destacou o trabalho realizado pela entidade, que, segundo ele, além de colaborar para o crescimento e profissionalização do futebol no município, ainda contribui para o afastamento dos jovens da criminalidade. Ele explicou que cerca de 450 garotos estão inscritos na associação, onde recebem treinamento e disciplina voltados para o esporte.
O secretário de Esporte de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, informou que o município tem um projeto semelhante ao de São Benedito, e que está organizando a Copa Felicidade, “o maior campeonato de futebol amador do estado”, que já conta com 128 times inscritos.
Para Jean, esse é mais um meio de “voltar as atenções” para o esporte. “Muitos jovens que estão conosco poderiam estar no crime e nas drogas, coisa muito comum em Quixadá, mas eles estão conosco, lutando pelos seus sonhos”, ponderou.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE), Carlos Alberto Cavalcante, informou que é dever do estado promover ações voltadas para a prática desportiva. “Uma verba deve ser direcionada para esse fim, basta ser reclamada”, afirmou.
A audiência contou com a participação dos deputados Ferreira Aragão (PDT), presidente da comissão; Sérgio Aguiar (PSB); e representantes de associações desportivas de diversos municípios cearenses.
0 comentários:
Postar um comentário