quinta-feira, 20 de maio de 2010

DENÚNCIA: Comunidade do Espraiado em Acaraú é "vendida" para empresa de energia eólica

A comunidade praiana de Espraiado no município de Acaraú esta em polvorosa, tudo pelo fato de que o empresário Dedé Filomeno, tio do deputado estadual João Jaime Neto e irmão do ex-prefeito de Acaraú, João Jaime Ferreira Gomes Filho, ao vender um terreno que lhe pertencia na comunidade de Espraiado onde uma empresa de energia eólica pretende instalar naquele local um parque eólico, incluiu na negociação todo o território da comunidade de Espraiado sob o pretexto de que ali, onde vive mais de 2.000 habitantes a mais de 200 anos, seria a "fazenda espraiado" pertencente a sua família. Moradores apreensivos com a situação, dizem estarem sendo coagidos para que aceitem acordos com a empresa. Uma comissão esteve na ultima sexta feira, 14/05 na sessão da câmara municipal de Acaraú para denunciar a situação que estão vivendo e pedir ajuda aos eleitos pelo povo para defender a comunidade.

CLIMA TENSO

Sem terem sido comunicados com antecedência, sem um estudo sobre o impacto do parque eólico na comunidade e com medo de verem a comunidade pesqueira se acabar, moradores da comunidade de Espraiado estão em pé de guerra. Ameaçados, moradores se dizem preparados para enfrentar todo e qualquer tipo de ameaça com pau e pedras se for preciso.

IMPACTO AMBIENTAL

Aos olhos nus, da para se perceber que a intervenção do homem na região de Espraiado esta prejudicando a quem tem como meio de vida a pesca, devido à abertura de canais, estradas e desmatamento para instalações de torres de energia, o mar esta avançando sobre as pesqueiras e com isso reduzindo o ganha pão de cada dia da comunidade de Espraiado em Acaraú.

BRIGA JURÍDICA

Após ouvir o desabafo acalourados de vários moradores que se deslocaram até a câmara municipal para pedir apoio aos vereadores, O vereador Paulo Andrade (PMDB) colocou a câmara municipal a disposição de toda a comunidade e aconselhou aos moradores encaminhar à justiça, uma ação civil pública contra todos esses absurdos vividos pelos mesmos e orientou a população de Espraiado a entrar no ministério público com o pedido de usucapião a fim de garantir o direito de todos sobre o que de fato já lhes pertencem.

Erasmo Andrade

0 comentários:

Postar um comentário