A Secretária de Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho esteve na última segunda-feira, 30/10, em Acaraú, onde participou de reunião com os secretários municipais da 12ª Micro Regional de Saúde, acompanhada pela coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica da Secretaria da Saúde do Ceará, Melissa Medeiros, e a superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima.
Em Acaraú, além de visitar o hospital municipal, que está em obra, a secretária fez uma visita surpresa ao Hospital Doutor Moura Ferreira, Hospital Polo da Região.
De acordo com uma fonte próximo da Secretaria de Saúde do Município, na reunião entre a direção do Hospital Moura Ferreira e a Secretária de Saúde do Estado, com a presença da Secretária de Saúde de Acaraú, Ana Paula, foi discutido sobre as cirurgias eletivas estaduais e federais e sobre a habilitação e credenciamento do Centro de Parto Normal onde funciona desde maio deste ano. Foi discutido ainda sobre as dificuldades que o hospital está passando atualmente sem ajuda da atual gestão.
Sobre as cirurgias eletivas, a direção do hospital informou que abriu 3 (três) datas para realizar as cirurgias, no entanto, nenhum paciente apareceu. A Secretária da Saúde do Estado ficou surpresa e quis saber o motivo do hospital até aquela data não ter realizado as cirurgias eletivas.
Segundo a fonte, a direção do hospital então informou que até o momento ainda aguardava do município de Acaraú a relação dos pacientes da fila de espera como também a autorização para realizar as cirurgias, e que as cirurgias estavam sendo enviadas todas para o hospital de Itarema, quando deveriam ser realizada no Hospital Polo de Acaraú.
A Secretária de Saúde do Estado então questionou a Secretária de Saúde de Acaraú o porquê de o município não enviar os pacientes para o Hospital Moura Ferreira tendo duas salas de cirurgias, achou um absurdo, e deu um prazo até essa quarta-feira, 01/11, para a Secretaria de Saúde de Acaraú regularizar a fila e encaminharmos pacientes para as cirurgias eletivas no Moura Ferreira.
0 comentários:
Postar um comentário