sexta-feira, 7 de abril de 2023

Itarema, Acaraú e Marco também participaram da FAA 2023


No último dia 30, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), representada pelo educador ambiental, Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA), participou da Festa Anual das Árvores 2023 (FAA 2023), em Itarema e Acaraú. Durante o evento ocorrido no período da manhã, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Rosângela Albuquerque, o educador da Coeas/SEMA proferiu a palestra, “Arvores e Mudanças Climáticas”.

A FAA em Itarema contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematurc), local, Afonso Alves, e de técnicos do órgão, bem como professores e estudantes. O Secretário Afonso ressaltou a parceria com a SEMA. “Espero que outras parcerias, principalmente na área da capacitação, aconteçam”, disse. Na ocasião, os alunos da EEEP plantaram árvores nativas no pátio da escola.

Acaraú e Marco

No período da tarde Genario Azevedo participou da FAA 2023, em Acaraú,onde também ministrou a palestra, “Arvores e Mudanças Climáticas”. O evento ocorreu na EEEP Marta Maria Gifoni com a participação de dirigentes da Secretaria de Meio Ambiente do Município, técnicos servidores públicos professores e estudantes da EEEP. “ Como parte da programação da Festa Anual das Árvores de Acaraú, foram plantadas árvores nativas na escola profissionalizante, que concorre no Selo Escola Sustentável”, informou Azevedo.

No dia seguinte (31), o educador ambiental da SEMA participou dos festejos da FAAA 2023, em Marco. Foram duas atividades que contaram com a participação de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente do Município, professores e estudantes da EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro. Na primeira atividade, ocorrida no auditório da EEEP, Azevedo apresentou a palestra “Árvores e Mudanças Climáticas”. No segundo momento do evento mudas de árvores nativas foram doadas para a escola. “Serão plantadas em diversas áreas da escola”, disse Azevedo, ressaltando ainda “a importância da arborização da escola, no momento que estamos celebrando a FAA e quando acontece chuva em abundância em todo o Ceará”.

FAA 2023

A FAA 2023 foi encerrada no último dia 1o. de abril, durante a 1a. Expo-Semente, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza e contabilizou a realização de centenas de ações voltadas para a importância das árvores no contexto das mudanças climáticas. A parceria com municípios cearenses, Unidades de Conservação (UCs) estaduais, ONGs ambientalistas, órgãos públicos e o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), resultou na realização de cerca de 800 atividades no período de 26 de março a 1o de abril. A FAA é uma realização do Governo do Estado, por meio da SEMA, e acontece anualmente.

0 comentários:

Postar um comentário