Por Rosally Vasconcelos, professora
O Príncipe dos poetas cearenses, o Padre Antônio Tomás, filho de Acaraú, que completa neste 14 de setembro 154 anos neste 2022. Nosso poeta eternizado em praça em Acaraú, está à mercê de um cenário desidratado de sensibilidade, rodeado de concreto, perdendo o seu real significado, sem uma estética que converse com seu local, tornando-se um espaço descaracterizado do seu contexto histórico.
Para os q exageraram na grandiosidade de uma obra, vê-se q não foi exagero, pois temos o avesso dessa obra. O que está resgatando? Quem é o elemento central deste espaço? Quem está sendo enaltecido? Quem foi o idealizador de tamanho despautério? Parece nem ter estudado as questões humanas de um projeto. Creio que desconhece os feitos de um vulto tao importante na história do Acaraú.
A praça sempre foi marcada pelo grande monumento em homenagem ao poeta, que dá nome ao espaço. Além da estátua a praça anterior oferece uma visão privilegiada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e de todo o Quadro da Igreja. (Sugiro a leitura de Rua do Quadro de Dimas Carvalho).
Nosso príncipe parece estar a contemplar com uma característica introspectiva, conectando-se com a sua cidade, fazendo parte ativa do tecido urbano. É como se o próprio poeta estivesse revisitando a cidade e deixando registradas, em poemas, suas lembranças e impressões.
Todo o quadro da Igreja está representado por grandes personalidades, como guardiões à sua volta, vultos ligados à religião, às letras. Padre Antônio Tomás teve notória contribuição à valorização e preservação do nosso patrimônio cultural. Foi “um exímio poeta, um sonetista magnífico.”
Portanto, respeitem a sensibilidade do nosso príncipe, grande ícone da nossa história, um dos símbolos da nossa cidade, pois está para além de suas raízes e questões históricas.
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