sexta-feira, 29 de outubro de 2021

SEMA realizou audiência pública da 4ª etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará


Na manhã da última terça-feira, 26, Camocim sediou a terceira audiência pública, da 4ª etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC). O encontro, com foco nos municípios de Chaval, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada, também sediados na região da Costa Extremo Oeste do estado, ocorreu no formato presencial, no Campus Camocim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e no virtual, transmitido pelo YouTube da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O professor titular, Marcos José Nogueira de Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e consultor técnico do ZEEC realizou apresentação técnica do projeto. Nogueira ressaltou em detalhes todas as etapas estudadas, durante os últimos dois anos e destacou que o estudo servirá como uma fonte de pesquisa para municípios, comunidades, ONGs, e sociedade em geral.

Segundo o consultor, “o ZEEC foi elaborado com muita precisão e detalhes informações sobre o litoral cearense. Será uma fonte de pesquisa, oferecendo segurança, prezando pelo desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente de forma equilibrada”. Iniciado em 2019, o ZEEC de forma participativa, já passou por três etapas: apresentação da proposta, planejamento; diagnóstico e prognóstico.

Encerrando o encontro, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Sema, realizou a entrega dos certificados para estudantes que concluíram a etapa de capacitação do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) dos municípios que integram a Região Costa Extremo Oeste.

Participaram do evento, cerca de 120 pessoas, representando os mais diversos setores da região. Além da prefeita e do vice-prefeito, Ismael Pinheiro, de Camocim, e do diretor do IFCE Camocim, Gilson Soares Cordeiro, também participou da audiência, o prefeito de Barroquinha, Cândido Antônio.

0 comentários:

Postar um comentário