Com base nos resultados do IDEB de 2019 e em outros indicadores educacionais anteriores a pandemia, o município de Acaraú se destaca no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2021.
A educação do município recebeu nota 5,8 e foi destaque na edição deste ano do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgada hoje pela Comunidade Educativa. A nota é a maior da série histórica, iniciada em 2015. O município ficou acima da média estadual que foi 5,5, e da média nacional, de 5,02.
O IOEB é um indicador que considera não apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado de aprendizagem divulgado a cada dois anos pelo Governo Federal, mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos diretores de escola e a quantidade e crianças e adolescentes que não estão matriculados na escola.
Na série histórica do índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) de 2021, Acaraú teve nota 4,6 em 2015, 4,6 em 2017, e 5,3 em 2019.
Outros destaques na região foram os municípios de Cruz com nota 6,7, em primeiro do ranking nacional ao lado de Sobral, e Jijoca de Jericoacoara com nota 6,4, o 5° no ranking nacional, figuram entre os maiores índices do Brasil. O município de Morrinhos teve nota 5,9, Marco 5,8, Bela Cruz com nota 5,5, Itarema com a menor nota da região 5,1 ficando abaixo da média estadual.
0 comentários:
Postar um comentário