terça-feira, 3 de agosto de 2021

Moradores reclamam da falta de água em Cruz e secretário informa que problema está perto de ser solucionado


Moradores de Comunidades Rurais do Município de Cruz reclamam da falta de água nas torneiras. Em Lagoa dos Monteiros, moradores avisaram na última sexta-feira, que já eram 20 dias sem que a água subisse para a caixa de água das residências, e que nem as torneiras que ficam na rua a água sobe, tendo a denunciante informado ainda que para conseguir água tem que por uma mangueira ligada em uma parte mas baixa do cano e ainda assim mal da pra encher um balde.

Já na Localidade de Canafistula, moradores denunciaram que há dois anos foi colocado tubulação, medidores, mas a água não chegou na comunidade. "Estamos sem água, faz dois anos que colocaram os registros da água, estão todos danificados quebrados, e até hoje não temos explicação", disse a denunciante.

Em contato com o Secretaria de Infraestrutura, o Secretário Albano informou que em Lagoa dos Monteiros não falta água, mas existe uma falta de pressão devido o sobrecarregamento no sistema, já que o sistema foi feito há 13 anos pelo atual prefeito para atender 1.000 famílias, mas a comunidade foi crescendo, foi feita ampliação  para novas residências e que hoje já ´são mais de 3 mil famílias.

O secretário informou que conseguiu recursos de 2,5 milhões para melhorias no sistema, o qual já está sendo executada, estando a obra com a 98% concluída. A obra é para reforma das caixas de água existentes, trocas de todas as bombas, a construção de duas novas caixas de água para reservatório e de uma adutora. Assim a obra será entregue ainda nesta semana, quando será ligada a nova adutora. A água vem da Localidade de Cajueirinho, sendo enviada para a caixa d'água do Serrote, próximo a Cajueirino, e distribuído por gravidade.

Já na Localidade de Canafístula, o secretário confessou que há realmente um sistema construído a 2 anos, no entanto o secretário informou que não pode ligar o sistema pois ele também vem do Serrote, e se ligar agrava o problema da água pois são mais 300 famílias na comunidade e sobrecarregava o sistema. Disse que houve a liberação de parte de um recurso, o qual foi executado na implantação da rede. Que já receberam uma outra parte do recurso e estão aguardando ligar a nova adutora para ligar o sistema da comunidade, o que deve ocorrer em menos de um mês. Quanto aos registros que encontram-se quebrados, o secretário informou que o município irá corrigir todos.

0 comentários:

Postar um comentário