O ex-aluno do curso técnico em Construção Naval do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) , Alexandre Batalha, iniciou na semana passada em sua residência a produção de protetores faciais que foram doados à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Acaraú. O uso do material, classificado como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), é indicado no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) como complemento às máscaras do tipo N-95. As peças protegem a região dos olhos e, assim, diminuem o risco de contágio.
As máscaras foram confeccionadas por meio da tecnologia da impressora 3D, equipamento esse utilizado rotineiramente por Alexandre na confecção de insumos para a produção e reparo de embarcações na empresa que é um dos sócios, a INAVA - Indústria Naval do Vale do Acaraú, que é assistida pelo Programa de Incubadora de Empresas oferecidos pelo campus de Acaraú desde 2019.
Conforme Alexandre Batalha, a ideia de confeccionar e doar voluntariamente as máscaras surgiu da vontade da INAVA de colaborar para minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus e foi inspirada em outras iniciativas realizadas nos campis do IFCE.
O modelo de molde utilizado para o projeto foi disponibilizado pelo Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Acaraú, professor César Menezes, que intermediou junto à Secretaria de saúde e empresários locais a doação de acetatos e elástico para conclusão do produto.
Alexandre menciona que apesar da INAVA atuar no setor naval, dentre os valores da empresa, "queremos interagir com a sociedade e a comunidade de forma cooperativa e esse momento é essencial para demonstrarmos nosso comprometimento e que deseja que os protetores sejam de muita serventia e que os profissionais de saúde fiquem bem para fazer o que sabem fazer de melhor: cuidar", declarou.
Na manhã desta quarta feira, 08/04/20 foram doadas 58 máscaras faciais recebidas pela Secretária de Saúde do Município, Liduina Fátima Freitas dos Santos, e seu assessor, Cayo Martins. A entrega foi feita no prédio do campus, nesta quarta-feira, 8 de abril.
Os campi do IFCE em Fortaleza, Sobral, Tauá, Juazeiro do Norte e Tabuleiro do Norte também estão produzindo máscaras para hospitais de seus respectivos Municípios, a fim de contribuir para o controle da pandemia. Outras ações, como a produção de álcool em gel e líquido, encontram-se também em desenvolvimento nas unidades de Fortaleza e Boa Viagem.
Blog O Acaraú com informações
do IFCE Campus Acaraú
Mais uma vez a iniciativa vem do povo pobre. Lamentável os barões de a Acaraú adoram ostentar , mas na hora de mostrar que é Acarauense! Some todo mundo! Tem gente que ganha praça pública como terreno pra alugar pra supermercado, nem o nome próprio tem, são os filhos do fulanimho kkk e assim vão fazendo fortuna kkk. Coitados!!!!
ResponderExcluir