domingo, 26 de abril de 2020

120 filhotes de tartaruga marinha nascem em Jericoacoara

As areias de Jericoacoara, no litoral cearense, foram palco do nascimento de 128 filhotes de tartaruga marinha, nesta última quinta-feira, 23. Equipes técnica e do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) registraram a eclosão dos ovos em um ninho que vinha sendo monitorado desde o início de março.

"Ao todo, foram encontrados restos de 140 ovos, dos quais 128 filhotes nasceram espontaneamente durante a madrugada”, informou o Instituto.

O ninho foi aberto, para verificação, pela Analista Ambiental Alessandra Fontana, que encontrou um filhote ainda vivo, e um ovo que, ao ser retirado, a tartaruguinha nasceu em sua mão.

No início do mês, a equipe do ICMBio mapeou a desova no local, conhecido como Ponta da Pedra, próximo à Praia da Malhada.

Além dos já eclodidos, foram encontrados 12 ovos que não finalizaram seu desenvolvimento. Técnicos do órgão informaram que, apesar do topônimo de "toca de tartaruga", o local ainda registra poucas desovas.

Pandemia

Desde março, estão suspensas as visitações públicas nas Unidades de Conservação Federais. No Ceará, os parques nacionais de Jericoacoara e Ubajara estão adotando a medida. Também em março, um decreto municipal impediu a entrada de visitantes na Vila de Jericoacoara.

Com a restrição apresentada, mais animais voltaram ao local. É o caso de aves observadas nas lagoas em trechos onde veículos de visitantes costumavam passar.

0 comentários:

Postar um comentário