Chamando a atenção da população e autoridades, o cidadão Valdemir Xavier, da Página Canal em Foco no Facebook, divulgou vídeo em que denuncia o estado de abandono do Centro de Arte e Cultura Alexandre de Vasconcelos Brandão, no município de Itarema.
O equipamento havia sido construído com recursos federais via Ministério da Cultura, e inaugurado em 04 de fevereiro de 2011, tem hoje o seu prédio em completo estado de deterioração.
O vídeo mostra também moveis, toalhas e obras de artes produzidas por artistas itaremenses e que deveriam estar em exposição valorizando o trabalho daqueles que fazem a cultura do município.
O que causa estupefação é que Itarema figura entre os municípios mais violentos do país, onde jovens são cooptados por facções criminosas e morrem sem ter tido direito de ter trilhado um caminho diferente através da arte.
Jovens do município poderiam ter seu tempo ocioso preenchido com o aprendizado de dança, teatro, música, pintura e outras artes, ficando assim longe da marginalização e tendo oportunidade de crescer com dignidade. No vídeo o autor dá ênfase no modo de administrar da família Monteiro, cujo slogan atual é “Cuidando Bem de Nossa Gente,” e faz um alerta ao povo de Acaraú. “Esse é o povo que quer administrar o Acaraú também, Cuida Acaraú, o Acaraú vai Querer?”! Veja o vídeo.
O denunciante informa ainda que o Centro de Arte e Cultura funcionou na gestão do prefeito Binú Monteiro. Em rápida pesquisa, mostra que na gestão de Binú haviam danças tradicionais, contemporânea e de rua, teatro de rua e palco, banda de música, e aulas de flauta e violão. Seu sucessor Elizeu Monteiro, atual prefeito, parece ter preferido fechar o espaço cultural, do que dar uma oportunidade aos jovens.
0 comentários:
Postar um comentário