Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (10/07), o deputado João Jaime (PSDB) criticou o Governo Federal pela demora na instalação da refinaria de petróleo no Ceará e afirmou não acreditar que a presidente Dilma Rousseff trará o empreendimento para o Estado.
Segundo o parlamentar, o que se vê é a utilização política da promessa de uma refinaria e pouco se vê acontecer na prática. “O presidente Lula chegou a lançar a pedra fundamental da refinaria que não estava previsto nem no plano de investimentos da Petrobras”, declarou o deputado. Ele criticou também o ex-presidente por ter estimulado a compra de ações da Petrobras com os recursos do FGTS, quando as ações eram ofertadas a R$ 45,00 e hoje valem R$ 13,00, demonstrando que a empresa passa por desvalorização e causando prejuízos para os investidores.
João Jaime ressaltou que, há 10 anos, vem advertindo que a refinaria não passa de uma promessa política para angariar votos. Ele citou ainda declaração do ex-ministro Ciro Gomes que afirmou recentemente que essa promessa de instalar a refinaria não passa de “enrolação”.
O deputado parabenizou esforço do presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), que está mobilizando os municípios do interior do Ceará para lutarem junto com a Assembleia pela instalação da refinaria no Estado.
João Jaime cobrou ainda o cumprimento de outras promessas do Governo Federal para o Nordeste, como a Transnordestina, que seria a solução dos meios de transporte, ligando o porto do Pecém a Suape (PE) e sul do Piauí ao sul Maranhão. O parlamentar lembrou ainda da transposição do rio São Francisco e afirmou que o Governo Federal gasta milhões em propaganda e não cuida das necessidades mais básicas da população.
O deputado alertou os eleitores sobre a importância de acompanhar o desempenho dos políticos e não deixar para escolher seus candidatos somente quando começa a propaganda eleitoral na TV.
Em aparte, o deputado Perboyre Diógenes (PMDB) também parabenizou a iniciativa do presidente da Assembleia, de promover uma campanha pela refinaria do Ceará, mas ressaltou sua descrença em relação à instalação do empreendimento.
AL/CE