quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pessoas com deficiência são atendidas nos novos 14 CEOs regionais

Os novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais) construídos pelo Governo do Estado e já em funcionamento integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída pelo Ministério da Saúde em 2012 para levar atendimento integral e de qualidade às pessoas com necessidades especiais.

No âmbito da saúde bucal, a Rede se propõe a garantir o atendimento odontológico qualificado a todos os portadores de deficiência. Todo atendimento a esse público é iniciado na atenção básica, que encaminha para o nível secundário (CEOs) ou terciário (atendimento hospitalar) apenas os casos que apresentarem necessidades especiais para o atendimento.

A Secretaria da Saúde do Estado solicitou no ano passado a adesão de 25 CEOs regionais e estaduais à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, inclusive aqueles que estão para ser inaugurados.

Atualmente, no nível secundário da atenção, o atendimento às pessoas com deficiência é realizado em 14 novos CEOs regionais de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas, Ubajara, Brejo Santo, Camocim, Cascavel, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Crato e Sobral.

Na rede estadual, o atendimento terciário é realizado no CEO Centro, em Fortaleza, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Até o dia 15 deste mês o novo CEO regional em Canindé também estará funcionando e atendendo às pessoas com deficiência.