![]() |
Praia do Preá |
Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Cruz, Agnaldo de Menezes, o município possui também em sua área cerca de um terço do Parque Nacional de Jericoacoara, além de dois terços da Lagoa do Paraíso. Com cerca de 600 mil turistas por ano passando pela cidade, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o secretário explica que o número vem crescendo, e que existe a expectativa de aumentar ainda mais. Só neste mês, o movimento turístico cresceu cerca de 70% nos hotéis e estabelecimentos no Preá. Já em Jeri, ele aponta quase 100% de lotação na Vila de Pescadores.
A mudança da comemoração do Dia do Pescador de 29 de junho para 21 de julho, no último domingo, foi uma das estratégias para uma maior movimentação, principalmente nas férias.Foi um dia com competições de duas baterias de regatas, vôlei e futebol. Houve também serviço social gratuito com cortes de cabelo, massagem, cursos de maquiagem e outros segmentos de beleza. Está sendo feito um trabalho mais ativo também com os guias e bugueiros da região que trabalham fazendo passeios através da trilha que vai da Praia do Preá até a Praia de Jericoacoara. "Nossos guias regulamentados estão com fardas azuis e amarelas, além de identificação. Cursos em parceria com o Sebrae também estão sendo ministrados no Preá, para Agente de Formação Turística e Inglês", afirma Menezes.
Ele ressalta ainda que todos os estudos acerca de turismo na região têm sido tratados com outros Municípios, principalmente Jijoca, onde se localiza a Praia de Jericoacoara. "A região inteira apresenta um potencial de investimento turístico, por isso temos que trabalhar sempre em conjunto para que possamos atuar com um turismo consciente".
![]() |
Jericoacoara |
Em Jeri, o período de alta temporada apenas começou. Segundo o Biólogo e Chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso, o segundo semestre é o mais movimentado na Vila e no Parque, onde ocorrem a maior parte das atrações turísticas. Ele explica que a Vila atrai turistas para o Parque, fazendo com que este seja um dos principais destinos turísticos do País. "Há também uma forte propaganda do Governo do Estado e outros órgãos, assim como de empresas que vendem pacotes".
Mesmo fora da alta temporada, ele afirma que Jericoacoara tem um fluxo fixo de visitantes durante o restante do ano. "Sempre há turistas em Jeri, não importa o mês", afirma Cardoso.
Leis de trânsito
Dentro da Vila é proibido estacionar veículo privado, sendo permitido apenas o tráfego, segundo os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Samuel Vandir e Elenice Freitas. Dentro dos limites da Vila, todas as leis de transito são válidas como o uso de capacetes e guiar nas mãos certas nas ruas.
A fiscalização dos órgãos de trânsito é frequente. No entanto, quinta, sexta, sábado e domingo são os dias em que várias equipes do Detran estão circulando mais ativamente dentro da Vila, devido ao aumento do fluxo de turistas no local.
Elenice Freitas explica que a medida proibitiva de estacionar dentro da Vila foi necessária devido ao tamanho do local, que não comportaria tantos carros sem ficar intransitável, trazendo riscos para os moradores e visitantes. "Parte da magia de Jeri é andar a pé, estar num local pitoresco. Por isso todos os carros devem estar estacionados na entrada da vila", completa.