
Além de garantir a segurança de quem faz o trajeto, a nova estrada vai permitir o incremento na renda dos três municípios, já que dará maior vazão a produção local, como lembrou o Governador. “Estrada é uma obra que ajuda o município a se desenvolver”, destacou. No trecho, que foi todo pavimentando em 300 dias, o Estado investiu R$ 7,8 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual.
O investimento foi destinado para execução de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras d'arte correntes (bueiros), obras d'artes especiais (pontes), proteção ambiental, e revestimento asfáltico do tipo CBUQ. Como lembrou o prefeito de Cruz, Jonas Muniz, essa é primeira vez desde a sua construção que a estrada é reformada. “Há 18 anos essa estrada foi construída pelo ex-governador Ciro Gomes, e só agora foi recuperada. Ela vai alavancar toda a economia da nossa região”, lembrou Jonas.
Segundo o Governador, assim como a CE-179, outros três mil quilômetros de rodovia passaram por obras de construção e recuperação durante os últimos quatro anos. “Isso significa que metade de tudo que foi feito de estrada, em toda a história do Ceará”, destacou Cid. Na ocasião ele se comprometeu a construir a estrada do distrito de Preá. “Estou buscando um novo financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Se conseguir, essa estrada será a minha primeira obra”, explicou.
Viveiro
Durante a solenidade em Cruz, o Governador também entregou um viveiro de mudas, que faz parte do projeto para o reflorestamento que integra o Programa de Proteção dos Recursos Ambientais, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). As mudas serão usadas no reflorestamento de áreas desmatadas. “Estamos hoje também devolvendo a Cruz esse viveiro. O objetivo é que através dele, e de outros oitos que serão entregues, o Ceará produza 1 milhão de mudas por ano.
O Governo também precisa fazer sua parte para cuidar do meio ambiente”, destacou Cid. Os outros oito municípios contemplados com o Projeto são: Acopiara, Campos Sales, Croatá, Cruz, General Sampaio, Jardim, Ocara, Tauá e Ubajara. Cada unidade recebeu do Governo Estadual R$ 108.304,61 para sua construção. Cada unidade terá capacidade de produzir 120 mil mudas/ano e todas contarão com três viveiristas capacitados. Segundo o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, ainda serão inaugurados novos sete viveiros. “O Estado que chegar ao final do ano produzindo 2 milhões de mudas anualmente”, finalizou o Presidente.
Prestigiaram o evento em Cruz, os deputados estaduais Sérgio Aguiar, Rogério Aguiar, Manoel Duca e Téo Menezes, além de prefeitos e autoridades da Região.
0 comentários:
Postar um comentário