Um total de 27 açudes já sangrou este ano no Ceará, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Em 2010, apenas cinco reservatórios atingiram a cota máxima
O açude Ayres de Souza, que fica no distrito de Jaibaras, em Sobral, começou a sangrar. É o quinto reservatório da Bacia do Acaraú, no Norte do Estado, que ultrapassa sua cota máxima. Em todo o Ceará, já sangraram, este ano, 27 açudes dos 134 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

“Soltaram até fogos quando o Jaibaras sangrou no último domingo. Começou com pouca água, mas como hoje (ontem) está chovendo, vai aumentar a sangria”, disse o agricultor Raimundo Portela. Segundo ele, muitos que vivem da agricultura já estão colhendo feijão e milho. “Este ano começou a chover cedo e a gente já está colhendo. Dá tempo plantar novamente”, acrescenta.
Além do Jaibaras, mais 19 açudes continuam sangrando e 15 estão com volumes acima de 90%. Sangram no Alto Jaguaribe os açudes Benguê (Aiuaba); Pau Preto (Potengi); e Valério (Altaneira). Na Bacia do Salgado, o Junco, em Granjeiro, está com capacidade máxima. E, na Bacia do Banabuiú, o Quixeramobim segue sangrando.
O Santo Antônio de Russas, na Bacia do Baixo Jaguaribe começou a sangrar em fevereiro e também estão sangrando, na Bacia do Coreaú: o Tucunduba (Senador Sá), o Itaúna (Chaval) e o Várzea da Volta (Moraújo). Nas Bacias Metropolitanas, sangram o Cauhipe (Caucaia) e o Tijuquinha (Baturité).
Na Bacia do Litoral, dois açudes sangram em Sobral: Patos e Santa Maria de Aracatiaçu; o Quandú (Itapipoca) e o São Pedro Timbaúba (Miraíma). Já deixaram de sagrar os açudes: Gavião (Pacatuba); Gomes (Mauriti); Lima Campos (Icó); Prazeres (Barro); Rosário (Lavras da Mangabeira); São José I (Boa Viagem) e Cupim (Independência).
Fonte: O Povo
0 comentários:
Postar um comentário