sábado, 26 de março de 2011

Deputado Manoel Duca prestigiou a reinauguração do Palácio da Abolição

O deputado estadual Manoel Duca (PRB), prestigiou, na manhã de ontem sexta-feira (25), a reinauguração do Palácio da Abolição, que depois de 25 anos volta a sediar o Poder Executivo. Para o presidente, a restauração do Palácio é significativa por trazer o Governo do Estado para uma área e um prédio de grande valor histórico para a população cearense. A sede do Executivo Estadual volta ao Palácio da Abolição no dia em que se comemora a Libertação dos Escravos no Ceará.


A solenidade também contou com a presença dos deputados Roberto Claudio (PSB), Hermínio Resende (PSL), Teo Meneses (PSDB), Sineval Roque (PSB), Professor Teodoro (PSDB), Neto Nunes (PMDB), Tin Gomes (PSB), José Albuquerque (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Francisco Pinheiro (PT), Welington Landim (PSB), Júlio César Filho (PTN), Patrícia Saboya (PDT), Carlomano Marques (PMDB), entre outros.


A iniciativa de construir um palácio como sede do Governo do Ceará surgiu no início dos anos de 1960, quando o então governador Parsifal Barroso solicitou o projeto ao arquiteto carioca Sérgio Bernardes. A pedra fundamental foi lançada em 1962 e em 1965, o então governador Virgílio Távora deu início as obras.


O palácio segue o estilo modernista em concreto e aço, com varandas circundando todo o prédio principal. O local passa a abrigar os gabinetes do Governador, do secretário-chefe da Casa Civil e do chefe de gabinete do Governador, além de sala de reunião, cerimonial, galeria de arte, auditório, espaço de eventos e biblioteca. No prédio anexo estão instalados os setores administrativos do gabinete do Governador, da Casa Civil e da Casa Militar.


A obra envolveu recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e do Tesouro Estadual, como parte das ações de recuperação do patrimônio histórico cearense.


Com informações do Portal da AL-CE

0 comentários:

Postar um comentário