A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara assinou um decreto que proíbe a utilização de animais em passeios turísticos. O documento foi assinado na última sexta-feira, 5, e entra em execução a partir do dia 12 de janeiro.
O documento foi emitido após recomendação do Ministério Público do Ceará à Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, recomendação emitida em outubro de 2023.
A recomendação foi baseada após várias denúncias de maus-tratos, abandono de animais e mortes de equinos por exaustão, em virtude de trabalhos excessivos, além da transmissão de doenças.
Segundo o texto, é proibido o uso de animais, principalmente os equinos, em passeios turísticos em charretes ou montarias na vila. O decreto também informa que pessoas afetadas pela proibição da atividade devem ser realocadas em outros meios econômicos.
Na última terça-feira, 2/1, houve denúncias de maus-tratos a animais em Morro de São Paulo, na Bahia, feitas por moradores e turistas. Um cavalo que era utilizado para passeios na ilha passou mal e acabou caindo durante um dos trajetos, apesar do socorro prestado por pessoas na praia, o animal não resistiu e morreu.
O fato gerou grande revolta e pedidos por justiça, com muitos exigindo que as autoridades tomassem medidas para prevenir tais incidentes no futuro. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as charretes – conhecidas como táxi charrete – superlotadas e em velocidade, provavelmente inadequada para o tipo de operação.
0 comentários:
Postar um comentário