quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Camilo Santana anuncia novas medidas para o controle da Civid-19


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), uma série de medidas mais rígidas para controle da 2ª onda da pandemia de Covid-19 no Ceará, para o período entre 18 e 28 de fevereiro. Dentre elas, um toque de recolher para a população durante a noite e suspensão das aulas presenciais em escolas e faculdades.

As medidas são:

- Espaços públicos serão fechados às 17h, todos os dias;
- Toque de recolher para a população, todos os dias, de 22h às 5h. Liberada a circulação apenas de pessoas que prestam serviços essenciais;
- Comércio funcionará de segunda a sexta até as 20h, e depois disso somente serviços essenciais;
- Comércio funcionará no fim de semana até as 17h. Já os restaurantes, até as 15h;
- Suspensão das aulas presenciais, em escolas e universidades;
- Todo o funcionalismo deve trabalhar remotamente, exceto as atividades essenciais;

- Recomendação de que a iniciativa privada adote trabalho remoto.
- Recomendação de que os municípios do interior adotem barreiras sanitárias, assim como as barreiras que já existem em Fortaleza.

Todas as medidas valem a partir desta quinta-feira, com excessão das aulas nas escolas públicas e privadas, em vigor a partir de sexta.

Atendimentos médicos

Camilo explicou que tomou as decisões em virtude da escalada de internações por Covid em hospitais do Ceará nos últimos meses.

Em UTIs, o número de pessoas internadas subiu de 49 em 19/9 para 226 em 18/1 e para 652 em 17/2. Já em enfermarias, segundo ele, foi de 470 pessoas em 19/9 para 558 em 18/1 e para 1.026 em 17/2.

"A situação é grave, e por isso tivemos de tomar decisões duras e difíceis", apontou o governador.

Nas 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os atendimentos com suspeita de Covid subiram de 3.728 em setembro para 12.509 em janeiro. E, somente nos primeiros 15 dias de fevereiro, já são 10.909 pessoas atendidas.

"Todas as medidas foram tomadas com base na ciência, para controlar o grande crescimento de casos na capital, e que já começa a se repetir também no interior", sinalizou.

0 comentários:

Postar um comentário